publicidade

O Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho reuniu dezenas de produtores locais, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras. A iniciativa em torno do vinho e da gastronomia local recebeu mais de mil visitantes.

Ao longo de três dias, produtores de vinho, de pastel de feijão, de uvada, de queijo e de tomate deram a conhecer e a provar as suas especialidades. Paralelamente, o certame apresentou um programa pontuado por provas comentadas e sensoriais, showcookings, conversas, documentários, exposições e música.

A programação do primeiro dia incluiu um showcooking com os chefs Diogo Meneses e Carlos Pinheiro, do restaurante Petisco Saloio (Lisboa); a apresentação de uma seleção de vinhos do enólogo Simão Cardoso, da Quinta da Folgorosa; uma conversa sobre “ODS | Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”; e a exibição do documentário “Vinho, o Sangue da Terra – a cultura da viticultura”, de Carlos Fraga. O dia terminou com o concerto do grupo Guarda-Rios.

Os melhores momentos do primeiro dia foram registados por urban sketchers, que participaram na atividade “Seleção Gráfica”. Os desenhos que resultaram desta atividade ficaram expostos no evento. 

O segundo dia do Reserva ficou marcado pelas várias provas de produtos endógenos: prova comentada de uvada, por Ilda Caldeira; prova comentada de vinhos de Torres Vedras, por Fernando Melo; e prova sensorial de tomate, guiada por Fernando Melo. A programação deste dia incluiu, ainda, um showcooking com o chef Luís Calixto, do restaurante Tágide (Lisboa); uma conversa sobre “Estratégias de comunicação no Turismo – App Inventrip e Passaporte Turístico de Torres Vedras”; e a atuação do Quarteto de José Menezes.

O certame terminou com a cerimónia de entrega dos prémios dos concursos “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2021”, “Vinho tinto e vinho branco de Torres Vedras 2021” e “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras 2021”. O dia contou, ainda, com um showcooking com o chef António Amorim, do restaurante Puro (Lisboa); uma visita à AdegaMãe; a apresentação de uma seleção de vinhos do enólogo João Palmeira, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa; e a atuação dos Triguva e Modo Vilão.

O evento contou com a presença de sete produtores de vinho (Adega Cooperativa da Carvoeira, Adega da Murnalha, Adega Cooperativa de Dois Portos, Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, Bonifácio Wines, Quinta da Folgorosa e Santos & Santos) e de sete produtores de Pastel de Feijão de Torres Vedras (Brasão, Cantinho Amarelo, Coroa, Carmitas, Maria Adelaide R. Silva, Pãozinho da Avenida e Serra da Vila). Estiveram, ainda, presentes quatro produtores de uvada (Doces Tentações, EUMA -Tradição no sabor, Maria da Conceição Gomes e Terras de Dinossauros), bem como as empresas HortaFina e Queijos Santiago e o restaurante Foliateca.

publicidade

Artigo anteriorIniciativa “S. Martinho, Compras e Vinho” na zona histórica de Torres Vedras
Próximo artigoVI Ciclo de Órgão de Torres Vedras foi apresentado
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui