
A manhã começou cedo para os caminhantes que rumaram ao Ramalhal para a inauguração do PR 11 – Rota do Morango, o percurso pedestre que percorre a freguesia. Se a iniciativa contava com 203 inscrições, certo é que foram bem mais os participantes que se concentraram perto do coreto azul que caracteriza o Largo 1º de Maio, para dar início a um percurso de 11,4 quilómetros, um dos três que compõem a rota hoje apresentada.
Carlos Terêncio, Presidente da Junta de Freguesia, contou com a presença de Carlos Bernardes e Laura Rodrigues, Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que marcaram presença no arranque da caminhada que integrou o programa das Festas da Cidade. Dali, foi a vez dos atletas rumarem em direcção ao Casal da Espadaneira, seguindo até Vila Facaia, onde se visitou a Igreja do Divino Espírito Santo. Mais à frente, no Parque de Merendas, houve tempo para uma pausa onde se repôs energias com uma maçã ou uma broa.

A caminhada fazia-se entre os risos que resultavam da boa disposição dos caminheiros, com a música que alguns traziam consigo e com a fruta oferecida pelas árvores que se encontravam pelo caminho. Atravessado o Rio Alcabrichel – que ia surgindo, tímido, ao longo do percurso -, logo se avistaram os vastos campos de produção de morango que caracterizam a região. A passagem pela Fonte da Mina fazia antever a chegada ao Ameal, já na recta final de um percurso de dificuldade média.

O PR 11 integra, assim, os 295 quilómetros de passeios de pedestres existentes no concelho torreense. E Carlos Terêncio avança que existe outro percurso em preparação que será dedicado à fruticultura e à vinha. “Estamos a trabalhar para que seja inaugurado em breve.”
Um feriado para o desporto ao ar livre
Também a Igreja de Santo António do Ameal abriu portas nesta manhã do Dia de Todos os Santos para receber todos os que aproveitavam as pausas para conhecer o património religioso da freguesia. Logo em frente, os degraus do cruzeiro permitiram descansar as pernas durante alguns minutos, antes de iniciar o regresso ao ponto de partida.

Já passava do meio-dia e a caminhada parecia ter aberto o apetite de todos os que inauguraram este percurso. Fala-se já da habitual Rota do Morango, que todos os anos se repete por ocasião do Festival do Morango, que decorre habitualmente durante o mês de Maio no Ameal. Alongamentos feitos, ainda há tempo para trincar uma maçã, terminando uma manhã de feriado que não podia ter sido mais saudável.

“Pensar no trabalho que deu a preparar e ver que correu tão bem, é uma imensa satisfação.” Carlos Terêncio, que também palmilhou a Rota do Morango nesta manhã, não escondia o contentamento pelo sucesso da iniciativa. “É das freguesias que mais tem crescido a nível do concelho, tanto a nível de população como industrial” diz, sobre a freguesia que lidera e onde se encontram as maiores empresas industriais do concelho. É de braços abertos que deixa o convite repleto de entusiasmo. “Venham à freguesia do Ramalhal!”