publicidade

A manhã começou cedo para os caminhantes que rumaram ao Ramalhal para a inauguração do PR 11 – Rota do Morango, o percurso pedestre que percorre a freguesia. Se a iniciativa contava com 203 inscrições, certo é que foram bem mais os participantes que se concentraram perto do coreto azul que caracteriza o Largo 1º de Maio, para dar início a um percurso de 11,4 quilómetros, um dos três que compõem a rota hoje apresentada.

Carlos Terêncio, Presidente da Junta de Freguesia, contou com a presença de Carlos Bernardes e Laura Rodrigues, Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que marcaram presença no arranque da caminhada que integrou o programa das Festas da Cidade. Dali, foi a vez dos atletas rumarem em direcção ao Casal da Espadaneira, seguindo até Vila Facaia, onde se visitou a Igreja do Divino Espírito Santo. Mais à frente, no Parque de Merendas, houve tempo para uma pausa onde se repôs energias com uma maçã ou uma broa.

Rota do Morango: mais de 200 pessoas na inauguração do passeio pedestre do Ramalhal
O percurso começou por atravessar a localidade de Vila Facaia.

A caminhada fazia-se entre os risos que resultavam da boa disposição dos caminheiros, com a música que alguns traziam consigo e com a fruta oferecida pelas árvores que se encontravam pelo caminho. Atravessado o Rio Alcabrichel – que ia surgindo, tímido, ao longo do percurso -, logo se avistaram os vastos campos de produção de morango que caracterizam a região. A passagem pela Fonte da Mina fazia antever a chegada ao Ameal, já na recta final de um percurso de dificuldade média.

Rota do Morango: mais de 200 pessoas na inauguração do passeio pedestre do Ramalhal
Mais de 200 pessoas fizeram parte do primeiro percurso deste PR 11.

O PR 11 integra, assim, os 295 quilómetros de passeios de pedestres existentes no concelho torreense. E Carlos Terêncio avança que existe outro percurso em preparação que será dedicado à fruticultura e à vinha. “Estamos a trabalhar para que seja inaugurado em breve.”

Um feriado para o desporto ao ar livre

Também a Igreja de Santo António do Ameal abriu portas nesta manhã do Dia de Todos os Santos para receber todos os que aproveitavam as pausas para conhecer o património religioso da freguesia. Logo em frente, os degraus do cruzeiro permitiram descansar as pernas durante alguns minutos, antes de iniciar o regresso ao ponto de partida.

Rota do Morango: mais de 200 pessoas na inauguração do passeio pedestre do Ramalhal
No Ameal foi tempo de fazer uma pausa e visitar a Igreja de Santo António.

Já passava do meio-dia e a caminhada parecia ter aberto o apetite de todos os que inauguraram este percurso. Fala-se já da habitual Rota do Morango, que todos os anos se repete por ocasião do Festival do Morango, que decorre habitualmente durante o mês de Maio no Ameal. Alongamentos feitos, ainda há tempo para trincar uma maçã, terminando uma manhã de feriado que não podia ter sido mais saudável.

Rota do Morango: mais de 200 pessoas na inauguração do passeio pedestre do Ramalhal
Os campos de produção de morango foram constantes ao longo da paisagem deste percurso.

“Pensar no trabalho que deu a preparar e ver que correu tão bem, é uma imensa satisfação.” Carlos Terêncio, que também palmilhou a Rota do Morango nesta manhã, não escondia o contentamento pelo sucesso da iniciativa. “É das freguesias que mais tem crescido a nível do concelho, tanto a nível de população como industrial” diz, sobre a freguesia que lidera e onde se encontram as maiores empresas industriais do concelho. É de braços abertos que deixa o convite repleto de entusiasmo. “Venham à freguesia do Ramalhal!”

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.