Rota Histórica das Linhas de Torres - RHLT integra o itinerário cultural europeu
publicidade

O itinerário Destination Napoleon, gerido pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, engloba 60 cidades de 13 países, desde Portugal até à Rússia.

A Rota Histórica das Linhas de Torres – RHLT integra o itinerário cultural europeu Destination Napoleon, um dos 33 Itinerários Culturais do Conselho da Europa, segundo informação divulgada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Estes Itinerários são rotas que envolvem países e regiões e que se organizam em torno de um tema cuja história, interesse artístico e cultural seja europeu, quer pela sua localização geográfica ou pelo seu conteúdo e significado. O Conselho da Europa lançou este programa em 1987 com a finalidade de demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras.

O itinerário Destination Napoleon, gerido pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, engloba 60 cidades de 13 países, desde Portugal até à Rússia. A rota pretende unir as várias cidades europeias cuja história se relaciona com Napoleão, uma figura de interesse para a maioria dos europeus e que influenciou o contexto geopolítico contemporâneo e o desenvolvimento da “ideia de Europa”.

A RHLT aderiu à Federação Europeia das Cidades Napoleónicas em 2018, passando a integrar o itinerário cultural europeu Destination Napoleon. Esta associação, que procura a valorização patrimonial e promoção turística das Linhas de Torres Vedras, é composta pelos municípios de Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Enquanto produto cultural e turístico, a RHLT dispõe de seis percursos que integram um conjunto de obras militares recuperadas, apoiados por uma rede intermunicipal de seis centros de interpretação. Os percursos são temáticos e refletem cada um dos aspetos mais marcantes do território onde estão inseridos.

publicidade

Artigo anteriorMais de duas mil participações no projeto “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”
Próximo artigoJuniores conquistam bronze no Algarve
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui