Rua da Eletricidade vai ser dinamizada no segundo semestre deste ano
publicidade

A rua da Eletricidade, em Torres Vedras, transformar-se-á numa rua viva e multicultural no segundo semestre deste ano, com a realização de atividades relacionadas com as áreas do ambiente, da sustentabilidade, da arte, da interculturalidade e da inclusão social.

Esta iniciativa é resultado de uma candidatura apresentada pelo Município de Torres Vedras ao projeto “Living Streets“, uma iniciativa da agência Oeste Sustentável, cujo objetivo é tornar ruas de localidades nacionais em pontos de encontro sustentáveis. No site da referida agência as “Living Streets” são referidas como “um conceito, que visa a recuperação do espaço público, redefinindo o seu uso, fechando temporariamente uma rua (parcial ou completamente) à passagem de veículos. Paralelamente, são desenvolvidas atividades de forma a fomentar o envolvimento dos cidadãos, criando redes de ação e reflexão, para capitalizar as ideias da experiência Living Streets“.

Nesta primeira edição do projeto “Living Streets” – que é financiado pelo programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima) do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha – foram selecionadas as candidaturas de Faro e Óbidos, tendo a candidatura de Torres Vedras sido a vencedora num processo de repescagem, em que concorreu com duas cidades de países parceiros do projeto: Labin (Croácia) e Igoumenitsa (Grécia).

Está assim previsto, no segundo semestre deste ano, na Rua da Eletricidade, a criação de espaços de lazer com uma biblioteca multilingue ao ar livre, uma bicicleta geradora de energia para carregamento de aparelhos eletrónicos, Wi-Fi gratuita e um palco ao ar livre para a realização de atividades performativas e culturais. Naquela rua de Torres Vedras será ainda criado um espaço verde com canteiros com espécies autóctones e um jardim vertical regado com águas de caleiras e na mesma serão ainda executadas pinturas de murais com tinta e materiais ecológicos. De entre as atividades previstas para a Rua da Eletricidade, refira-se a comemoração de dias internacionais, a realização de aulas e de apresentações regulares gratuitas, a exibição de filmes e a realização de exposições.

Este projeto de dinamização da Rua da Eletricidade, que é levado a cabo com a parceria das associações ILÚ e Untamed e no âmbito do curso Performact, tem como objetivos: a criação de um espaço de encontro e lazer para alunos e comunidade que fomente os valores da tolerância, da multiculturalidade e da sustentabilidade; fomentar uma consciência comunitária para a importância da atividade física e cultural; e promover a regeneração urbana de uma área industrial abandonada, criando uma nova centralidade de convívio.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here