publicidade

Rui Lopes é candidato do Partido Socialista a Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Rui Lopes é Engenheiro do Ambiente e Torriense desde o primeiro dia. Cresceu na localidade de São Pedro da Cadeira. Rumou à faculdade para tirar o curso de Mestrado Integrado em Engenheira do Ambiente, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), que terminou em 2014.

Praticante de diversos desportos desde a infância, começou em 1995 na Física de Torres Vedras, com a prática de natação, mais tarde praticou modalidades como taekwondo, futebol e ténis de mesa. Foi escuteiro do Grupo 983 de São Pedro da Cadeira. Fez parte da direção da associação Futebol Clube de S. Pedro, com responsabilidades na modalidade de ténis de mesa.

Teve a sua primeira experiência profissional, nas atividades agrícolas sazonais durante o período de verão, na apanha da pera e na vindima. Mais tarde, ao mesmo tempo que iniciava o curso superior, em 2009, prestou serviços de assistência ao cliente e operador de caixa, em regime part-time, na Decathlon em Torres Vedras, onde teve o privilégio de trabalhar na abertura da primeira loja desta marca na região oeste. Durante a faculdade fez parte da constituição de uma Júnior Empresa da NOVA, denominada ECOZOIC, da qual ainda fez parte da Direção como tesoureiro durante 2 anos (2011-2012), onde as suas principais responsabilidades se centravam em ações de voluntariado com instituições de solidariedade social.

  • Já perto de concluir o ensino superior, em 2012, teve a oportunidade de estagiar numa consultora que prestava serviços ambientais, denominada RoyalHaskoning DHV, em Alfragide, onde teve o primeiro contacto com a sua área profissional. Para conclusão do curso, em 2014, estagiou na Câmara Municipal de Torres Vedras, na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, e resultou desse estágio a sua tese de mestrado. Em 2015 teve o seu primeiro contrato de trabalho a tempo inteiro, na SGS Portugal, com a responsabilidade de Técnico de Operações Comerciais de Ambiente e Sustentabilidade, ficando a seu cargo as regiões Oeste e Pinhal Litoral. Após um ano surge a oportunidade de prestar serviços como Investigador de Ambiente na Faculdade que o havia formado, integrando uma equipa que desenvolve projetos para a administração local no âmbito do desenvolvimento sustentável dos territórios.
  • Após a experiência adquirida ingressou, em 2017, na Agência de Desenvolvimento Costeiro ecoCOAST, como Técnico Superior, função que desempenha até ao momento. A Agência tem como objetivo apoiar o desenvolvimento local das comunidades costeiras através do financiamento de projetos no âmbito dos Programas Operacionais do Mar 2020 e do Centro 2020.
  • Durante este percurso foi Presidente da Juventude Socialista de Torres Vedras durante 4 anos (2015-2019), e Secretário Nacional da Juventude Socialista para as Alterações Climáticas (2018-2020). Foi eleito membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras pelo Partido Socialista, em 2017, com a responsabilidade de representar este órgão no Conselho Consultivo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here