publicidade

A Equipa Portugal apresentou-se em excelente nível no Grande Prémio da Polónia de Pista, com Rui Oliveira a ser o corredor em maior destaque, vencendo a prova de omnium.

A participação lusa começou na sexta-feira com as provas de qualificação para o concurso olímpico de omnium. Logo aí os portugueses deram excelentes indicações, conseguindo todos apurar-se para a final, apesar de terem por diante adversários de grande nível internacional, todos interessados em obter o máximo de pontos, tendo em vista a caminhada rumo a Tóquio 2020.

Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Miguel do Rego, apesar de serem todos corredores em idade sub-23, acederam à competição de elite masculina. No setor feminino, a sub-23 de primeiro ano Maria Martins conseguiu o mesmo feito.

Nas finais o desempenho foi ainda melhor. Rui Oliveira destacou-se na comitiva lusa, sendo o segundo classificado em scratch, terceiro em tempo e em eliminação. Na decisiva corrida por pontos, o gaiense foi o mais forte de todo o pelotão, consumando a vitória no concurso de omnium, somando 168 pontos, mais quatro do que o britânico Ethan Hayter e mais 32 do que outro corredor da Grã-Bretanha, Mark Stewart.

Ivo Oliveira conseguiu também um desempenho de grande nível, acabando na quarta posição, com 133 pontos. Miguel do Rego também conseguiu terminar no primeiro terço da tabela, na sexta posição, com 129 pontos.

Maria Martins não acusou a falta de experiência nem a juventude, acabando o omnium feminino no sétimo posto, com 87 pontos. A vitória sorriu a uma ciclista da casa, Nikol Plosaj, que, com 126 pontos, bateu a campeã olímpica, a britânica Laura Kenny, apenas por três. A terceira classificada foi a polaca Daria Pikulik, com 120 pontos.

O Grande Prémio da Polónia, prova de classe 1 internacional, termina neste domingo. Da participação da Equipa Portugal, aguarda-se com expectativa o desempenho de Ivo e Rui Oliveira em madison, mais uma disciplina olímpica.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.