Além das já conhecidas bandeiras verde, amarela e vermelha, agora as praias nacionais têm esta bandeira: metade amarela e metade vermelha – indica onde é seguro tomar banho.
Não fique surpreendido de vir duas bandeiras listadas com as cores amarelo e vermelho junto ao mar. Essas bandeiras determinam a zona mais segura para banhos.
Essa zona é sugerida pelos nadadores salvadores que as colocam onde, por exemplo, não há agueiros. Atenção que as marés mudam por isso a localização das bandeiras pode mudar também.
A indicação faz parte do edital de praia – onde estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes. De acordo com o que esta descrito na sinalização de praia, esta bandeira listada determina a zona mais segura para banhos.
Apesar destas bandeiras já terem sido utilizadas em algumas praias na época balnear passada, este é o primeiro ano, oficial, que está a ser utilizada esta informação gráfica.