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Com o constante crescimento das redes sociais e do comércio eletrónico, várias são as atualizações feitas pelo Google. Nesse sentido, nada como saber quais serão as tendências de SEO para 2023.

Durante o terceiro trimestre de 2022, o Google contou com quatro atualizações importantes, favorecendo o conteúdo para pessoas e não para robôs. Além disso, passou a dar importância às revisões de produtos, mostrando que o mundo do SEO está em atualização e que, portanto, é preciso acompanhar.

Para que possa criar uma estratégia estruturada com vista a aumentar a visibilidade e a lucratividade do seu negócio, descubra quais é que são as principais tendências de SEO para 2023.

5 grandes tendências de SEO para 2023

Responsável por aumentar o tráfego de pessoas num site, melhorando o seu ranking nos motores de pesquisa, o SEO é uma das ferramentas de marketing mais poderosas da atualidade. Por isso, é importante saber quais são as tendências atuais para obter os melhores resultados.

As principais tendências de SEO para 2023 são:

1. Pesquisa de voz por Inteligência Artificial

As assistentes virtuais como a Alexa e a Google Assist serão uma das principais tendências de SEO para os próximos anos. Porquê? Porque cerca de 55% das casas atuais contam com sistemas smart home, o que inclui aparelhos inteligentes com reconhecimento de voz.

Tendo em conta a sua praticidade e crescimento no mercado, é essencial que os conteúdos estejam adaptados a esta realidade.

2. Core Web Vitals (CWV)

Em suma, os fatores de classificação da experiência na página do Google são compostos por Web Core Vitals, compatibilidade com dispositivos móveis, HTTPS, intersticiais e caixas de diálogo não intrusivos (os conhecidos pop-ups).

Tendo em conta a experiência do utilizador num site, como o tempo de resposta da Internet às páginas ou a velocidade e interação do utilizador no site, os Core Web Vitals estarão em foco novamente no universo SEO em 2023.

3. Mais vídeos nos resultados de pesquisa

Atualmente, as redes sociais priorizam o conteúdo em vídeo. Como tal, o ranking dos resultados de pesquisa apresenta cada vez mais este tipo de conteúdo. Aliás, o próprio Google já destaca vários resultados em vídeo na primeira página de resultados.

Tendo em conta este crescimento, uma das grandes tendências de SEO para 2023 é a aposta de conteúdos em vídeo com qualidade, com palavras-chave nas descrições dos vídeos, assim como nos títulos e nome dos arquivos.

4. Reputação

Em 2023, o princípio EEAT (sigla de Expertise, Experience, Authority e Trustworthiness, isto é, Especialiadade, Experiência, Autoridade e Confiabilidade) será a grande tendência de SEO.

Em suma, o EEAT baseia-se na criação de conteúdo de qualidade, assim como uma boa classificação das páginas e autoridade, o que resulta em grande volume de tráfego.

Neste caso, o ponto central é pensar o que é preciso fazer para que consiga obter links de outros sites de forma honesta e transparente. Para tal, nada melhor do que contar com a ajuda de uma agência de SEO  profissional.

5. Maior uso de ferramentas IA (inteligência artificial)

Em 2023, veremos a utilização de ferramentas de IA, como Jasper e ChatGPT, na indústria de SEO.

Estas ferramentas de IA podem fornecer uma optimização mais eficaz dos motores de busca ajudando a prever quais as palavras-chave que serão mais eficazes para um determinado website ou blogue. Isto pode quebrar o processo muitas vezes enfadonho da pesquisa manual de palavras-chave e poupar muito tempo aos SEOs.

Em segundo lugar, ao aproveitarem algoritmos de IA, estas ferramentas são capazes de gerar conteúdos únicos e adaptados a necessidades específicas. Isto não só torna o conteúdo mais cativante para os leitores, como também melhora as hipóteses de classificação mais elevada nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs). Por exemplo, as capacidades de processamento em linguagem natural de Jasper permitem-lhe compreender o contexto de um artigo e ajustar o conteúdo em conformidade.

Ao automatizar tarefas mundanas, estas ferramentas libertam os SEOs para se concentrarem em actividades mais estratégicas como a optimização de títulos de páginas e meta-descrições ou a criação de backlinks. Isto significa que podem passar mais tempo a aperfeiçoar o seu ofício em vez de repetir as mesmas tarefas uma e outra vez.

Estas tendências de SEO ficarão em 2023 ou continuarão no futuro?

Embora estas sejam as principais tendências de SEO para 2023, a verdade é que o algoritmo do Google continuará a ser atualizado de forma frequente tendo em conta o utilizador e a relevância do conteúdo.

Apesar de a indexação estar cada vez mais veloz e a concorrência ser crescente, as oportunidades continuam infinitas. Na verdade, ao dar cada vez mais importância à utilidade do conteúdo, à reputação e à experiência do utilizador, o Google mostra que está a voltar à superfície aquilo que é a principal função do SEO: entregar o melhor e o que de mais útil há às pessoas que o procuram.

Posto isto, recomenda-se que considere as tendências de SEO para 2023 e que as insira na sua estratégia de marketing digital. Assim, verá o seu tráfego orgânico a crescer, conseguindo atingir os objetivos a que se propôs para este ano.

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Palavra-chave: tendências de SEO 2023

Descrição meta: As tendências de SEO para 2023 têm como base a utilidade do conteúdo, a reputação e a experiência do utilizador.

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Redação
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