Saiba quem foram os vencedores dos concursos das Festas da Cidade
publicidade

Os vinhos e o Pastel de Feijão que conquistaram os primeiros lugares irão integrar as ofertas institucionais do Município em todos os eventos a decorrer ao longo do próximo ano.

As Festas da Cidade de Torres Vedras, que decorreram de 27 de outubro a 11 de novembro, contaram com edições de vários concursos que distinguem o que de melhor se faz no concelho no que toca a dois dos seus produtos típicos: o vinho e o Pastel de Feijão.

José Miguel Luis Esteves Lda – Maria R. Adelaide conquistou o primeiro lugar no Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras 2018, cujo vencedor foi anunciado na sexta-feira, no Auditório dos Paços do Concelho. José Miguel Luis Esteves Lda – Carmitas e Casa Benjamim alcançaram o segundo e terceiro lugar, respetivamente, na competição.

“Hoje, é com enorme prazer que temos no nosso território 22 marcas de Pastel de Feijão” referiu Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que aproveitou a oportunidade para avançar que será entregue ao Ministério da Agricultura o dossier que visa obter a certificação do Pastel de Feijão de Torres Vedras junto da Comissão Europeia. Um passo que resulta do trabalho “intenso e complexo” desenvolvido com a Associação Comercial Industrial e Serviços da Região Oeste – ACIRO e a Qualifica para que este venha a ser um “produto local qualificado”.

No que toca aos néctares, Velhos Tempos – Reserva (2016) da Adega Cooperativa da Carvoeira sagrou-se Vinho Tinto 2018 com uma pontuação de 85,0. Seguiu-se Fonte das Moças (2016) de João Melícias – Unipessoal com 84,5 pontos e Quinta da Murnalha (2016) de Frutas Nobres – Sociedade de Comércio Agrícola com 84,0. Alma Vitis (2017) da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa conquistou o título de Vinho Branco 2018, com 84,9 pontos, seguido de Porão Velho (2016) de Encosta da Vila – Sociedade Agrícola, com uma pontuação de 84,3, e Pinta Negra (2017) de Adega Mãe-Sociedade Agrícola, com 84,0.

“Hoje, os Vinhos de Lisboa começam a fazer o seu percurso. Já estão em grande parte do mercado nacional e também no mercado internacional” destacou Carlos Bernardes, que contou com a presença de Bernardo Gouvêa, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, na cerimónia. O Autarca aproveitou ainda para lançar o apelo “a todos os produtores de vinho do Concelho” para serem “mais exigentes com cada um de vós. Só assim poderemos aumentar o nível da qualidade do próprio concurso.”

Sublinhe-se que os vinhos e o Pastel de Feijão que conquistaram os primeiros lugares irão integrar as ofertas institucionais do Município em todos os eventos a decorrer ao longo do próximo ano.

A edição deste ano do concurso A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras 2018 decorreu este sábado no Mercado Municipal de Torres Vedras, no âmbito do evento Vinhos no Mercado. “Pastel de feijão esquecido com doce de ovos e sorvete de limão” foi a sobremesa campeã, fazendo com que o restaurante Roots levasse o primeiro prémio para “casa”. Seguiu-se a “Triologia do Pastel de Feijão – Joaquina, Maria Adelaide e Marta Maria” do restaurante Duas Quintas, em segundo lugar, e “Profiteroles de Pastel de Feijão” de Flor – Pastéis de Feijão, em terceiro lugar.

publicidade

Artigo anterior37º Corta-Mato de Matos Velhos no próximo domingo
Próximo artigo9ª Reflorestação Nacional passa por Torres Vedras
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui