Santa Cruz Ocean Spirit: 10 dias de ondas e música em Santa Cruz
publicidade

A contagem decrescente está a chegar ao fim: falta pouco mais de uma semana para o arranque do Santa Cruz Ocean Spirit. Saiba tudo sobre esta 12º edição.

A contagem decrescente está a chegar ao fim: falta pouco mais de uma semana para o arranque do Santa Cruz Ocean Spirit, que este ano decorre entre 20 e 29 de julho. A 12ª edição do evento apresenta um vasto programa desportivo e musical que se estende pelos 10 dias, sem esquecer as preocupações ambientais e atividades para miúdos e graúdos que decorrem na Aldeia Neptuno, instalada na Praia do Mirante.

Um Festival cujas “raízes” estão no mar e que, este ano, volta a afirmar a sua identidade enquanto Festival Internacional de Desportos de Ondas. Os olhos vão estar postos no Noah Eurosurf Junior 2018, onde cerca de 220 jovens atletas irão representar 16 seleções nas modalidades de surf, bodyboard e longboard. As seleções portuguesa, francesa, espanhola e marroquina prometem dar luta pelos troféus entre 22 e 29 de julho, dias em que as provas irão decorrer.

Numa organização da Federação Portuguesa de Canoagem e da Kayaksurf.net, o Santa Cruz Fun & Session Kayaksurf e Waveski Special Event promete um verdadeiro “espetáculo” no Atlântico, apresentando um segmento competitivo e não-competitivo. Mas também o Campeonato Internacional de Skimboard, que é um marco na realização do Santa Cruz Ocean Spirit desde 2003, promete voltar a encher o areal com amantes da modalidade, que irão assistir à disputa entre skimboarders de todo o mundo pelo prize money de três mil euros.

A nível competitivo, o programa desportivo fica completo com a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, com Santa Cruz a receber uma etapa do circuito a 28 e 29 de julho. Já na Aldeia Neptuno, espaço próprio do Santa Cruz Ocean Spirit, a “competição” faz-se entre os que querem experimentar as happy hours na piscina do recinto – onde podem experimentar kayaksurf e stand up paddle – e os que usufruem das aulas sunset, com yoga, alongamentos e jiujitsu a serem promovidos por técnicos de associações e projetos locais.

Do dia para a noite, do desporto para a música

Desporto e música continuam a dar forma ao Festival, que este ano apresenta uma novidade: as duas noites “grandes” do Santa Cruz Ocean Spirit acontecem no Aeroclube de Torres Vedras, nos dias 27 e 28 de julho. É lá que os brasileiros Armandinho e Marcelinho da Lua vão subir ao palco, no dia 27, sexta-feira, numa noite que começa ao ritmo do reggae e promete passar por estilos musicais brasileiros como samba, afrosamba, bossa nova, carimbó, maracatu ou mangue bit.

The Black Mamba dão início à noite de dia 28, sábado, com blues, soul e funk que vincam o estilo da banda, a que se segue João Dinis, um “colecionador de grooves” com 15 anos de trabalho na área da música. Estes são os únicos dias com entrada paga, com o bilhete diário a custar 7 euros e o livre-trânsito para as duas noites a poder ser adquirido por 10 euros.

Os bilhetes estão à venda nos Postos de Turismo de Torres Vedras e de Santa Cruz, no Secretariado do Santa Cruz Ocean Spirit (na Aldeia Neptuno), na sede da Promotorres E.M. (em Torres Vedras) e na Loja Torres Vedras, podendo ainda ser adquiridos online no sítio da Ticketline.

E se estas duas noites levam o Santa Cruz Ocean Spirit a “aterrar” noutras paragens, o certo é que a animação musical na Aldeia Neptuno está garantida durante todas as noites do Festival. De 22 a 29 de julho, um vasto conjunto de dj’s promete animar o final de tarde junto ao mar, com os discos a tocar desde as 19h30.

Um Festival para todos

Este é mais um ano em que a SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado integra a programação do evento, promovendo uma sessão de surf adaptado que irá contar com a participação de alunos da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras (APECI). Uma ação que visa criar condições para que todos possam entrar em água, mostrando que apenas é necessária força de vontade para surfar.

Sublinhe-se ainda que este continua a ser um festival inclusivo, integrando o ColorADD, sistema de identificação de cores para daltónicos. A inclusão de todos os banhistas volta, assim, a ser uma preocupação, refletida na utilização do código em diversos suportes de comunicação, visibilidade e informação.

Em cima da mesa estão ainda as preocupações ambientais. Além de ser um festival com “Sê-lo Verde”, o evento volta a contar com uma tenda pedagógica, desta vez dedicada ao tema “O Mar que Respiramos”. Ali serão dinamizadas atividades de sensibilização ambiental junto dos mais pequenos, promovidas pelos serviços educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras e Serviço Pedagógico da Água dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. O evento conta ainda com a Tecsport Audi, a Meo e a Vimeiro como patrocinadores. Rádio oficial: Mega Hits. Televisão oficial: Fuel TV. Apoio à divulgação: Grafivedras, Kayaksurf.net, Meo Beachcam e Torres Vedras Web. Merchandising oficial: Mar Gifts. Parceiros: Cruz Vermelha, Oceanário de Lisboa e Sealand. Certificação Ambiental do Ministério do Ambiente, Fundo Ambiental e Sê-lo Verde. Parceiros institucionais: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal, Oeste Portugal e Green Destinations.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here