
O Santa Cruz Pro 2016, etapa de qualificação da World Surf League (WSL), arrancou hoje nas águas do concelho de Torres Vedras. Durante a manhã, a Praia do Mirante foi palco de oito heats do primeiro round deste World Qualifying Series de baixa premiação (1000 pontos).
Foi o francês Andy Criere que agarrou a onda mais alta (8,07 pontos), assim como a pontuação total mais elevada (14,40 em 20 pontos possíveis). O brasileiro Jhon Junior também fez uma das ondas mais bem cotadas, com 7,33 pontos em dez.
O dia ficou ainda marcado pelo afastamento de Vasco Ribeiro. Além do atleta, que ocupa a 62ª posição do ranking WQS, ficaram ainda para trás os portugueses Francisco Duarte, Miguel Blanco, Alexandre Grilo, Luís Perloiro, Henrique Pyrrait e Pedro Barros. Também o santacruzense Francisco Cruz, que foi um dos wildcards (atletas convidados) da prova, ficou pelo caminho.
O torriense Tiago Santos, também wildcard, entra amanhã na água logo no arranque da prova, que deve acontecer por volta das 7h30. Além do surfista local, também figuram no heat 9 os portugueses Ruben Gonzalez e Francisco Carrasco, e o francês Jorgann Couzinet.