Santa Cruz vai ter uma praia para cães
publicidade

Será a primeira praia de livre acesso a cães no concelho de Torres Vedras e tudo indica que no verão de 2020 está preparada para receber estes “amigos de quatro patas”.

A praia das Amoeiras, em Santa Cruz, é local escolhido. Uma sugestão da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, salientando sete factores:

  • Por se tratar de uma praia designada como não balnear;
  • Pela proximidade com o centro urbano de Santa Cruz;
  • Pelo acesso independente da praia mais próxima;
  • Pelo extenso areal;
  • Por ter pouca afluência de banhistas;
  • Por ter capacidade de estacionamento e
  • Por reunir as condições mínimas de segurança.

Contudo, há regras que terão de ser cumpridas nesta praia, nomeadamente o uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela e os meios de contenção no caso de cães de raça perigoso, bem como a obrigatoriedade de registo e licenciamento, implicando a existência de um boletim sanitário e prova de identificação eletrónica. Tal como nas ruas as cidades, os donos dos cães são também obrigados a recolher os dejetos do animal.

O assunto foi discutido na última reunião do executivo municipal no passado dia 7 de janeiro, à porta fechada.

Com a aprovação da proposta fica a faltar o parecer da Capitania do Porto de Peniche e da Agência Portuguesa do Ambiente.

publicidade

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico muito feliz com a notícia em termos brevemente uma praia para levar os nossos animais. É de louvar a decisão dos srs. Vereadores. Fico à espera do dia da inauguração e que seja breve para poder desfrutar ainda na Primavera e Verão deste ano.

  2. Sou um frequentador habitual desta praia e não consigo entender qual a razão de transformarem a praia exclusiva para cães. Não é verdade que seja pouco utilizada. Quem sugeriu está ideia e quem foi inquirido a dar opinião sobre esta questão. Pergunto vai haver praias para cães, praias para gatos?
    Não sou contra a utilização da praia por animais desde que acompanhados e com regras mas em exclusividade nesta praia não estou de acordo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here