publicidade

O CNS irá dar continuidade já no decorrer deste mês, às conferências das “Conversas no Campus sobre Saúde”, será no dia 13 de Fevereiro pelas 15h00, e desta vez terá como tema “Saúde Oral e Patologias Neurodegenerativas”, será uma Palestra que contará com a participação da Profª. Doutora Catarina Godinho e da Prof.ª Doutora Cristina Manso do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz / ISCSEM.

No quadro da prevenção e controlo das doenças não comunicantes, e suas múltiplas condições uma posição integrada, deve ser abordada. São doenças Não Comunicantes: a Doença de Alzheimer, a de Parkinson, os distúrbios músculo esqueléticos, a Diabetes, o Cancro Oral, a Cárie Dentária e tantas outras, doenças locais e sistémicas.

A Cárie Dentária afeta a maioria dos adultos no mundo e é a doença crónica mais comum das crianças.

As doenças orais têm um significativo impacto psicossocial, socioeconómico, impacto esse sentido no desenvolvimento dos indivíduos e nos sistemas de saúde de todos os países. Muitas destas doenças orais, resultam de uma lacuna na sua prevenção precoce e do reconhecimento de fatores de risco comuns, a outras doenças, incluindo fatores genéticos, ambientais, metabólicos e biológicos.

No contexto desta conferência, serão abordadas as doenças Neurodegenerativas (como a Doença de Parkinson, a Doença de Alzheimer e outras síndromes demenciais) e suas manifestações orais, mais comuns, dando especial relevância aos aspetos limitativos da mobilidade funcional. Serão desta forma apresentadas distintas medidas de intervenção em saúde oral.

No final da conferência, será dada a oportunidade aos participantes de esclarecerem todas as suas dúvidas com a Prof.ª Doutora. Catarina Godinho e com a Prof.ª Doutora Cristina Manso, que farão o possível para responder de forma clara e sucinta.

Estas conversas são direcionadas à população em geral, portadores de doenças neurológicas, familiares de doentes e cuidadores.

A participação é gratuita, mas sujeita a marcação prévia obrigatória por parte dos interessados. Para marcações, por favor envie um email para unidaderesidencial@cnscampus.com ou ligue para 261 330 701.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.