
No âmbito do projeto ”Science Starts at School” a Escola Internacional de Torres Vedras participou em mais uma reunião transnacional na qual participaram professores de Portugal, Finlândia, Itália e República Checa.
Hoje em dia a ciência não é mais uma questão meramente de cientistas, mas de cidadãos preocupados em geral. No entanto, a cultura científica da maioria da população não permite a compreensão dos benefícios do desenvolvimento científico na vida quotidiana.
A Escola Internacional de Torres Vedras aderiu ao projeto ”Science Starts at School” beneficiando assim não só da formação de professores, mas também do apoio técnico de todos os envolvidos, com o objetivo de melhorar a educação científica e a promoção da cultura científica dos alunos.
No âmbito do projeto ”Science Starts at School” após as reuniões de trabalho e sessões de formação realizadas na Finlândia e em Portugal, realizou-se na Universidade Jan Evangelista Purkyně em Ústí nad Labem a terceira reunião transnacional, na qual participaram professores de Portugal, Finlândia, Itália e República Checa.
Vivemos numa sociedade tecnológica, logo a compreensão da ciência, seus fenómenos e consequências, sejam elas benéficas ou não, devem estar presentes na preocupação da comunidade escolar.
“Apropriar os nossos alunos destes conceitos e conhecimentos, a par da Ética e dos Valores dá sentido às componentes de Inovação e Tecnologia”.
Ao fazê-lo com os seus parceiros internacionais, a Eitv pretende garantir estar na linha da frente do que de melhor se faz neste campo.
Para sustentar este projeto estão a ser desenvolvidos um conjunto de propostas de trabalho com atividades a realizar no âmbito das ciências experimentais. “Simultaneamente objetiva-se a produção de um manual multilingue contendo as atividades a realizar.”
A EITV enquanto Escola aderente ao projeto participa ativamente em todas as fases deste processo. Estiveram nas reuniões de coordenação na Finlândia e República Checa e participaram nas atividades de formação realizadas em Portugal durante o mês de junho.
Em maio próximo será a vez da Itália receber e apresentar as suas escolas e propostas.