Nos passados dias de 29 de agosto a 4 de setembro, teve lugar em Castelo de Vide mais uma Universidade de Verão do PSD, da JSD, do Instituto Francisco Sá Carneiro e do PPE. Na sua 14ª edição, a maior escola de formação política do país voltou a não desapontar e a rechear os seus painéis com ilustres oradores e os seus trabalhos com variadas atividades de grupo formativas e exigentes. Na edição deste ano, a JSD Lisboa – Área Oeste não deixou de estar presente, desta feita, através do seu Secretário-Geral, Gonçalo Silva.

Ao longo destes dias, Gonçalo teve a oportunidade de questionar o comissário europeu, Carlos Moedas, sobre os caminhos para uma reforma do sistema político e do modelo eleitoral da União Europeia; interrogou o eurodeputado, Paulo Rangel, sobre o futuro da Europa; do histórico socialista, Jaime Gama, pretendeu saber de uma solução para os sucessivos conflitos do Médio Oriente; do eurodeputado, Carlos Coelho e do ativista, Rodrigo Moita de Deus, obteve uma resposta a propósito da genuinidade na comunicação.

Além disso, houve igualmente oportunidade para, no sistema de perguntas à distância, formular questões a José Matos Rosa, Luís Marques Mendes, Luís Montenegro, Mónica Ferro, Fernando Santos, César Mourão, Margarida Rebelo Pinto, Kyriakos Mitsotakis, Nour Machlah (refugiado sírio), entre muitos outros.

Entre os temas e oradores deste ano contaram-se os de economia e finanças (Maria Luís Albuquerque), comunicação (Carlos Coelho e Rodrigo Moita de Deus), Ambiente (Carlos Pimenta), a social-democracia hoje (Miguel Poiares Maduro), Europa digital (Carlos Moedas), o futuro da Europa (Paulo Rangel), debate sobre as narrativas em política (com Helena Marcos e Salvador da Cunha) e inovação social (com Miguel Pavão, Miguel Neiva e Laura Vidal). Além dos diversos painéis, houve ainda lugar para “jantares-conferência” que contaram com a participação de: Jaime Gama, Luís Marques Mendes, Mónica Ferro e Nour Machlah, Filipe de Botton e Kyriakos Mitsotakis (líder da Nova-Democracia, Grécia). Na sessão de abertura esteve presente o Vice-Presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, o Presidente do IFSC, Pedro Reis, o Presidente da JSD, Simão Ribeiro, o Diretor da Universidade e eurodeputado, Carlos Coelho, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Nobre Pita e o Presidente do PSD-Açores, Duarte Freitas. Já a sessão de encerramento, além de Simão Ribeiro e Carlos Coelho, contou com o Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Nas palavras de Gonçalo, “a Universidade de Verão do PSD, da JSD, do PPE e do IFSC é uma iniciativa única ao nível da formação e trabalho político, que transmite novos conhecimentos, abre horizontes de pensamento e fomenta o debate crítico sobre os mais variados temas da sociedade em geral, havendo lugar ainda para o companheirismo e para o desenhar de novas relações com pessoas oriundas dos diferentes cantos do país e com formas de pensar divergentes da nossa (o que é saudável e importante)”.

Terminada esta edição, uma coisa é certa, como teve a oportunidade de referir o Diretor Carlos Coelho: daqui a uma semana, começa a preparação da próxima edição, a 15ª!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here