publicidade

Organização caminha em direção à celebração do centenário do ‘Carnaval Mais Português de Portugal’. Conheça os temas dos seis carros alegóricos.

Em 2023 o Carnaval de Torres Vedras celebra o seu centenário. O concelho vai assinalar esta data durante um ano inteiro, entre 17 de fevereiro de 2023 e 14 de fevereiro de 2024.

As atividades para celebrar este centenário estão a ser preparadas pela Comissão Municipal para as Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras.

O programa das comemorações, composto por uma centena de eventos, deverá ser aprovado pela câmara municipal até setembro de 2022, depois de proposto pela comissão executiva das comemorações.

Mas a Promotorres, entidade organizadora do ‘Carnaval Mais Português de Portugal’, deu ontem mais um passo em direção à folia com o lançamento do concurso público para a aquisição por lotes dos carros alegóricos e do monumento para o Carnaval de Torres Vedras do próximo ano, num valor total base de 200 mil euros.

No concurso público estão previsto seis carros alegóricos: um alusivo aos 100 anos de Carnaval de Torres Vedras por 20 mil euros e um cujo tema se debruçará na política internacional por 25 mil euros.

No anúncio publicado no Portal Base estão ainda previstos dois carros alegóricos de política local, cada um por 25 mil euros; um carro alegórico de tema livre também por 25 mil euros e um com o tema desporto, por 20 mil euros.

O tradicional Monumento ao Carnaval de Torres Vedras terá como tema o centenário e a sua aquisição para posterior execução tem o valor de 60 mil euros.

Carros Alegóricos são das maiores atrações do Carnaval de Torres Vedras e também uma das tradições mais apreciada pelos torriense e populares que visitam o evento.

O Carros alegóricos são uma das imagens de marca do Carnaval de Torres Vedras muito pela sua temática centrada na sátira a temas da atualidade nacional e internacional, seja ela política, social ou desportiva e pelas suas grandes dimensões.

inauguração do Monumento do Carnaval de Torres Vedras é o “apito inicial” para que se comece a sentir a folia nas ruas e a ver os sorrisos nas caras dos torrienses.

O Carnaval de Torres Vedras já é Património Cultural Imaterial nacional

Desde março deste ano que o Carnaval de Torres Vedras é Património Cultural Imaterial nacional. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu a manifestação do património cultural imaterial na contemporaneidade.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here