Projecto Ser visto – segurança para todos, consiste na instalação de sinais luminosos e sonoros nas passadeiras mais movimentadas da cidade e foi uma das propostas aprovadas.
Decorreu, esta segunda- feira, a oitava sessão de participação do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Torres Vedras, 3ª edição, que teve lugar no Refeitório da Escola Secundária Henriques Nogueira.
Nesta sessão, relativa à Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, foram apresentadas 47 propostas, em 12 mesas, sendo 7 propostas apresentadas em plenário e 6 propostas aprovadas (com um total de 333 votos apurados). Houve lugar à junção de propostas em plenário pela sua similaridade.
A primeira proposta aprovada, com 88 votos, diz respeito à Conservação e restauro dos azulejos da escadaria do Convento do Varatojo. O proponente foi Francisco Feliciano.
Com 63 votos a proposta O Social perto de si foi aprovada. Quem propôs foi Judite Bernardes.
Nuno Costa propôs uma viatura para o Sporting Clube de Torres. A proposta foi aprovada com 56 votos.
A quarta proposta mais votada foi de Ana Lourenço, Um gesto por um teto. Foi aprovada com 42 votos.
José Fontes propôs a construção do Museu do Torreense e conseguiu a aprovação com 39 votos.
Por fim, a última proposta aprovada, com 27 votos, diz respeito ao projecto Ser visto – segurança para todos, consiste na instalação de sinais luminosos e sonoros nas passadeiras mais movimentadas da cidade. O proponente foi Fernando Martins.
As 6 propostas aprovadas serão sujeitas a análise técnica de 16 de Junho a 15 de Julho e, se passarem na análise técnica, integrarão a lista de projectos que irá a votação final de 14 de Setembro a 4 de Outubro 2018.
A Câmara Municipal realiza pela terceira vez o Orçamento Participativo (OP), iniciativa pela qual os munícipes de Torres Vedras propõem, discutem e elegem projetos que a Autarquia concretizará. À 3.ª edição do OP é atribuído o montante de 250 000 euros para financiar os projectos, de diversas áreas de intervenção, que os cidadãos elegerem como prioritários.
Qualquer eleitor recenseado no território municipal pode e deve apresentar as suas propostas, nas sessões de participação que decorrem até 13 de Junho, em todas as freguesias do Concelho.