publicidade

O Académico de Torres Vedras, conjuntamente com a Associação de Xadrez de Lisboa e com a Câmara Municipal de Torres, promoveu de 2 a 8 de maio a Semana do Xadrez em Torres Vedras.

Durante esta semana desenvolveram-se atividades de divulgação e dinamização da prática da modalidade junto da comunidade torriense.

Foram distribuídos materiais para a prática do jogo junto das escolas básicas e secundárias e bibliotecas escolares, num total de  7 locais distintos no concelho de Torres Vedras. A par da disponibilização dos materiais para a prática do jogo foi também realizada uma sessão de formação orientada para professores no sentido de organizar o planeamento do ensino de xadrez em ambiente escolar realizada pelo formador Ricardo Alves e contou com a participação de professores oriundos de quatro escolas.

A presença do xadrez fez-se também notar na feira rural do dia 7 de maio em que a sessão semanal de treino foi aberta à comunidade na praça do município. No domingo, 8 de maio, a atividade focou-se na dimensão competitiva do xadrez.

Taça de Lisboa – 8 de maio

No período da tarde, realizou-se a V ronda da Taça de Lisboa no Pavilhão Desportivo da Escola Básica Padre Vítor Melícias, onde o Académico de Torres Vedras (ATV) está cotado como a 10ª equipa de um total de 20 equipas participantes.

A competição, envolvendo 276 atletas, o Académico de Torres Vedras formou equipa com Marco Manuel, Hugo Marques, Hugo Cardoso e Luís Meirinhos para defrontar o CA de Campo de Ourique A. O resultado do encontro terminou com a derrota do ATV. Ao fim de 5 rondas o Académico de Torres Vedras encontra-se em 9º lugar com 10 pontos  (os mesmos pontos do 7º classificado) a quatro pontos da liderança.

Torneio Escolar – 8 de maio

Durante o período da manhã, foi dinamizado o Torneio Escolar. O torneio contou com a participação de 17 jovens distribuídos pelo Académico de Torres Vedras (10 atletas), ADRC Mata de Benfica (4 atletas), CN Ginástica (1 atleta), Externato de Penafirme (1 atleta) e Escola São Gonçalo (1 atleta). O escalão de sub08 foi ganho por Dinis Pereira (ADRC Mata de Benfica)   seguido por Manuel Batista (ATV) e em terceiro lugar ficou Leonor Pereira (ADRC Mata de Benfica).

O escalão de sub10 foi ganho por Chengjun Zhang (ADRC Mata de Benfica) sendo o segundo lugar conquistado por Daniel Bento (ATV) seguido por Francisco Inês (ATV). No escalão sub12, Gaspar Mangelsdorf (ATV) ganhou o torneio seguido pelos colegas de clube Eduardo Lopes (ATV) e Santiago Santos (ATV). O escalão sub14 foi ganho por Lucas Nabais (ATV) seguido por Lourenço Rebelo (Escola de São Gonçalo) e por João Estêvão (Externato de Penafirme).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here