publicidade

16.ª Semana Europeia da Mobilidade vai passar por Torres Vedras

«Mobilidade verde, partilhada e inteligente» é o tema da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa à qual a Câmara Municipal de Torres Vedras volta a associar-se.

Sob o slogan «A partilhar, chegamos mais longe», a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro,promove soluções de mobilidade partilhada e realça os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos. As tecnologias de transporte inteligentes também podem facilitar a partilha. As pessoas são encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas, implementando e promovendo as correspondentes medidas permanentes”. Esta Semana encoraja os municípios europeus a criar e promover meios de transporte sustentáveis e a convidar as pessoas a experimentarem alternativas à utilização do carro.

O programa de iniciativas da Câmara Municipal de Torres Vedras no âmbito desta Semana Europeia da Mobilidade é o seguinte: 

Concurso ”Pensar a minha Rua”

Data de início e fim: 1 a 30 de setembro

Destinatários: munícipes do concelho de Torres Vedras

Com este concurso, pretende-se que os habitantes de uma rua do concelho de Torres Vedras apresentem soluções de melhoria para a mesma.

As propostas podem ser apresentadas pelo e-mail: mobilidade@cm-tvedras.pt; ou diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O respetivo regulamento pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Dias 18, 19 e 20 – 2.ª, 3.ª e 4.ª feira 

Ação de sensibilização sobre o tema da mobilidade sustentável “A partilhar chegamos longe”

Horário: 10h00 às 11h30 | 14h00 às 15h30

Local: escolas

Destinatários: alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário

Dia 21 – 5.ª feira 

Passeio de bicicleta “Uma volta pela Cidade”

De forma a promover a bicicleta como meio de transporte preferencial na cidade, convidam-se os alunos do ensino secundário do concelho de Torres Vedras a fazer um passeio de bicicleta por Torres Vedras.

Horário: 10h00

Local de encontro: estacionamento do Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras

Parceiros: Polícia de Segurança Pública e empresa municipal Promotorres

Ação de sensibilização para a promoção das deslocações na cidade através de modos suaves, a pé ou de bicicleta com utilização das Agostinhas e das Bike Stations

Horário: 10h00

   Destinatários: alunos do ensino básico

   Local: Escolas

Dia 22 – 6.ª feira – Dia Europeu Sem Carros – “Na cidade, sem o meu carro!”

Encerramento ao tráfego motorizado do Largo de S. Pedro, das 9h às 24h

Será permitida apenas a circulação automóvel a carros de emergência e polícia, transportes públicos (autocarros e táxis) e transportes de medicamentos e acesso a garagem dos residentes, a peões e a bicicletas, bem como cargas e descargas em locais destinados e no horário definido em regulamento próprio. 

Campanha pedagógica destinada a ensinar a andar de bicicleta e sensibilizar os automobilistas para a convivência em espaço urbano com os ciclistas

Horário: 10h00 – 18h00

Destinatários: alunos do ensino básico

Local: Largo de S. Pedro

O espetáculo de circo contemporâneo “E-NXADA” a realizar pela Companhia Erva Daninha, pelas 22h, no Largo de Wellington, no âmbito do programa Largo Co(n)vida, também se enquadra neste Dia Europeu Sem Carros.

MEDIDAS PERMANENTES ADOPTADAS 

  • Distribuição gratuita de cartão das bicicletas Agostinhas aos alunos das escolas de Torres Vedras entre os 14 anos e os 18 anos, com validade de 1 ano.
  • Implementação do projeto BiklioConsiste na divulgação da aplicação para telemóvel-app de nome Biklio, que ao ser instalada nos telemóveis dos utilizadores de bicicleta poderá proporcionar descontos em estabelecimentos comerciais aderentes (Spots) – Projeto europeu TRACE (Walking and Cycling Tracking Services). O projeto Biklio pode ser seguido no site e facebook respetivos (biklio.com / https:/facebook.com/BiklioApp), estando disponível um vídeo com a respetiva explicação (https://youtu.be/GCu8i45g5rU).
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.