
O Município de Óbidos procedeu à transferência, no passado dia 20 de janeiro, do Serviço de Coesão Social para o edifício onde funcionou o balcão do “Novo Banco”, na Estrada Nacional 8, dando assim mais um passo no sentido de retirar serviços públicos do interior da vila.
Além do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a equipa de sete técnicos superiores e dois assistentes técnicos dá também apoio aos munícipes que necessitem, entre outros, dos programas municipais de habitação, melhor idade, enxoval do recém-nascido, bolsas de estudo e apoio ao medicamento.
“Ter estes serviços nos Paços do Concelho criava grandes dificuldades na acessibilidade dos munícipes e, desta forma, conseguimos concentrar todas as respostas de âmbito social e, em termos de mobilidade, é muito mais acessível. Isso foi tido em conta nesta mudança”, explica o vereador da Coesão Social do Município.
José Pereira salienta que estes serviços “serão futuramente integrados no edifício Multisserviços”, que a autarquia pretende desenvolver em breve, pelo que esta é, ainda, uma solução provisória, mas que garante uma “resposta mais adequada aos munícipes”.
O edifício multisserviços, uma das prioridades do executivo municipal, vai incluir um wellcome center e check in (centro de boas vindas e receção geral dos turistas em unidades hoteleiras dentro e na Zona Especial de Proteção da Muralha), loja do cidadão e os serviços de Finanças, da Segurança Social, do Registo e Notariado e ainda a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.