publicidade

As entradas são gratuitas.

A edição deste ano da “Temporada Darcos” chega ao seu término com uma sessão em que será apresentado o Método para Guitarra Portuguesa de Ricardo Rocha (denominada “24 Estudos para Guitarra Portuguesa”), a qual se realizará no próximo dia 16 de dezembro, pelas 21h30, no Espaço Darcos (situado na Av. Tenente Valadim 10B, em Torres Vedras).

Refira-se que aquele novo método é constituído por três livros. O primeiro, escrito por Ricardo Rocha, intitulado Ou aof Position, é um livro de escalas e arpejos, em todas as tonalidades, com a extensão de três oitavas. Os restantes dois, escritos por Miguel Amaral, são um livro de pequenos estudos e exercícios avulsos e um livro de vinte e quatro estudos para guitarra portuguesa, em todas as tonalidades, que, apesar de terem como objetivo a superação de dificuldades, pretendem ter um interesse musical que permita a sua abordagem como peças de concerto.

É de referir, a propósito da apresentação do Método para Guitarra Portuguesa de Ricardo Rocha, que há muito que havia urgência em criar um método para este instrumento musical. Os conteúdos na área técnica relativos à guitarra portuguesa são praticamente inexistentes e o ensino desse instrumento continua a basear-se essencialmente na abordagem do reportório existente, sendo que a maior parte do mesmo não está escrito nem transcrito.

Surgiu daí a necessidade de se sistematizar e documentar o conhecimento adquirido ao longo de anos de estudo da guitarra portuguesa, através da abordagem do reportório tradicional, tendo de se frisar que essa necessidade é sobretudo fruto do confronto com dificuldades técnicas provenientes quer da incursão por reportório novo transcrito para o instrumento, quer da composição de novas obras para a guitarra portuguesa.

As entradas no Espaço Darcos para se assistir à sessão “24 Estudos para Guitarra Portuguesa” são gratuitas.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here