Sessão de encerramento da época balnear no concelho de Torres Vedras
publicidade

O número de ocorrências registadas no âmbito do projeto Praia Segura diminuiu significativamente do ano transato para o atual.

Em 2016 contabilizaram-se 30 ocorrências no âmbito deste projeto, ao passo que em 2015 verificaram-se 68, segundo foi anunciado na sessão de encerramento da época balnear no concelho de Torres Vedras, que teve lugar no dia 18 de setembro, na Praia de Santa Helena (Santa Cruz).

Recorde-se que o Praia Segura, projeto criado em 2009, consiste no patrulhamento da costa do concelho de Torres Vedras, com especial incidência nas praias não concessionadas, por um nadador salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional numa viatura devidamente equipada para a prestação do serviço de prevenção e assistência a banhistas.

De referir que a maioria das intervenções realizadas no âmbito do Praia Segura prenderam-se com primeiros socorros (57%), acidentes aquáticos/socorro a náufragos (20%) e salvamento e/ou recolha de animais (17%), tendo a respetiva viatura estado 93 dias no terreno, durante 930 horas, e percorrido 9596km (média diária de 103 km).

Na sessão de encerramento da época balnear no concelho de Torres Vedras, como já é habitual, foi entregue o Prémio Cidadania, o qual consiste, recorde-se, em distinguir uma ação ou um comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro dirigidos aos utilizadores das praias do concelho de Torres Vedras. Este ano o prémio coube a João Roque que no dia 19 de julho, na praia de Santa Cruz-Centro, auxiliou os nadadores salvadores respetivos no salvamento e primeiros socorros a um banhista.

Ainda nessa sessão foram entregues diplomas de agradecimento a nadadores salvadores que estiveram em funções no concelho de Torres Vedras durante a época balnear, bem como aos elementos da Autoridade Marítima Nacional que integraram o projeto Praia Segura.

De referir ainda que este projeto contou este ano com o apoio das seguintes entidades: capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, Instituto de Socorros a Náufragos, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade-Mundial, Kontraproduções, Tecauto, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Pneutorres, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guarda Nacional Republicana, concessionários de praia do concelho de Torres Vedras e um conjunto de restaurantes de praias do concelho de Torres Vedras (Hotel Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Bar do Pisão, Noah Surf House Portugal, Búzio Bar, Bronzear Bar & Deli, Vela d’Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa, Pizzaria Mamma Mia, Esplanada Real “A Formosa”, Restaurante La Fontana, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Acqua Beach Bar, Sizandro Beach Lodge e Clube Naval da Assenta).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here