Sessões de participação juvenil percorreram o concelho de Torres Vedras
publicidade

Os jovens torrienses foram chamados à participação cívica, por meio de uma ronda de sessões a eles destinada, que percorreu várias freguesias do concelho de Torres Vedras durante o ano transato.

A iniciativa partiu da análise da informação contemplada no Plano Nacional de Juventude, onde são identificados os eixos de ação e investimento para a Juventude a nível nacional, de 2018 a 2021, bem como dos dados facultados pelo Estudo de Caracterização da Juventude, levado a cabo pelo Município de Torres Vedras em 2011/2012. Naquelas sessões obtiveram-se dados que possibilitaram atualizar este último documento, compreendendo-se, simultaneamente, in loco, os principais interesses e hábitos dos jovens do concelho de Torres Vedras e as principais problemáticas e necessidades que afetam os mesmos.

Com efeito, verificou-se nestas sessões a existência de problemas transversais às várias freguesias, havendo outros que espelham bastante a especificidade de cada uma, seja de âmbito cultural, económico ou mesmo geográfico.

98 jovens participaram na iniciativa, tendo a sessão mais concorrida acontecido na Freguesia de S. Pedro da Cadeira, com a presença de 37. Estas sessões de participação juvenil realizaram-se ainda na Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Santiago, na União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça, na Freguesia da Silveira, na União das Freguesias da Carvoeira e Carmões e na União das Freguesias do Maxial e Monte Redondo.

Esta iniciativa permitiu, ainda, a ampla divulgação dos serviços disponibilizados para os jovens do concelho de Torres Vedras no Espaço Primavera, o que resultou no incremento da utilização dos mesmos, bem como da participação em projetos dinamizados pela Área da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Do contacto efetuado no âmbito destas sessões saliente-se, ainda, a criação de uma rede para partilha de ideias, projetos e contactos.

De referir, também, que esta ronda de sessões integrou-se igualmente no Plano de Ação aprovado pelo Conselho Municipal da Juventude de Torres Vedras, tendo alguns elementos deste órgão acompanhado a dinamização da iniciativa.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here