publicidade

Neste fim de semana disputou-se as duas provas finais da Taça de Portugal – Liberty Seguros 2016, em juniores, no sábado 7 de Maio venceu com Bruno Araújo o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins e no domingo Daniel Silva o 27º Prémio de Ciclismo S. Pedro em Penafiel.

Em Golães no sábado após percorrer os 117 km da prova, este ano disputada sempre de baixo de uma chuva gélida, levando o grau de dificuldade ao extremo onde o atleta natural de Angola Bruno Araújo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) venceu isolado impondo-se á demais concorrência. O percurso da prova com parida e chegada junto da sede da Freguesia de Golães, incluiu passagens nos concelhos de Fafe, Guimarães, Felgueiras e Póvoa de Lanhoso, tendo contado com a participação de 145 corredores, compondo um extenso pelotão em representação de 22 equipas.

A corrida foi disputada sob condições atmosféricas adversas com a chuva, o vento e o frio a dificultarem o desempenho dos corredores, levando mesmo alguns a darem entrada no Hospital em hipotermia, mas mesmo assim, a prova contou com a presença de bastante público, que pode assistir a uma demostração de superação dos atletas que recusaram desistir perante as dificuldades. A prova proporcionou um excelente espectáculo desportivo, com várias tentativas de fuga e as movimentações constantes no grupo principal de corredores, assim aliadas ás dificuldades do percurso, fizeram com que o pelotão chegasse fracionado à meta, onde Bruno Araújo (Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense) se impos chagando isolado com 1:23 segundos para o seu directo perseguidor. Por equipas a Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense mostrou a sua força colectiva alcançado a segunda posição do pódio.

Classificação individual
1º – Bruno Araújo com 2:59:37
23º – Francisco Duarte com 3:04:19
29º – Daniel Silva com 3:05:07
36º – Diogo Ferreira com 3:05:07
43º – Pedro Poeira com 3:05:50
51º – João Antunes com 3:06:37
80º – Cláudio Bessa com 3:12:33

Em Penafiel, no domingo disputou-se a ultima prova a contar para a taça de Portugal – Liberty Seguros do escalão de juniores, prova também muito atarefada para a equipa médica pois bem cedo aconteceu queda de vários atletas tendo sido interrompida a prova para ser dada assistência aos atletas. Pouco depois de ser retomada a prova, voltou a chuva e com ela, o acréscimo das dificuldades, também a nível do controle de trânsito se verificaram falhas, com viaturas a circularem na via em plena prova.

Com a classificação geral individual nos lugares cimeiros praticamente definidos esperava-se prova algo sossegada, mas tal não aconteceu, pois a qualificação por equipas estava em aberto, originando grande luta pela mesma, levando a etapa para ritmos muito elevados, por vezes até vertiginosos que aliados á chuva e dificuldades de controlar o transito originaram diversas situações de extremo risco para a integridade física dos atletas.

Ao Cabo dos 117 quilómetros da etapa, com partida e chegada em Penafiel, impôs-se Daniel Silva (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), com uma vitória expressiva, deixando os perseguidores mais próximos a 3m:35s definindo o que faltava definir na tabela qualificativa e rankin nacional.

Por equipas a Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense teve uma expressiva vitória e alcançou o 1º Lugar do Pódio.

Qualificações Individuais
1º – Daniel Silva com 3h10m44s
4º – Diogo Ferreira a 3m37s
19º – Bruno Araújo a 6m49s

Nas contas finais da Taça de Portugal a equipa Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense qualificou-se na 2ª posição com os mesmos pontos do vencedor, e individualmente a coloca Daniel Silva em 3º, Diogo Ferreira em 4º e Bruno Araújo á porta do top 10 em 11º

Qualificações:
3º – Daniel Silva 195pts
4º – Diogo Ferreira 187pts
35º – José Afonso 35pts
38º – Francisco Duarte 35pts
57º – Pedro Poeira 5pts
63º – Rafael Piedade 3pts
64º – Hugo Faustino 3pts
76º – João Antunes

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.