Um sismo de magnitude 4,1 (escala de Richter) foi registado ao final desta manhã, com epicentro a 80 quilómetros a Oeste de Peniche. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o registo da actividade sísmica ocorreu às 12h44 junto ao Canhão da Nazaré. Não há registo de danos humanos ou materiais, mas o acontecimento foi sentido um pouco por todo o distrito de Lisboa.
Se a maioria dos relatos de quem sentiu a terra tremer chega essencialmente da região Oeste – de Peniche a Mafra, passando pelo concelho de Torres Vedras -, também há quem afirme que sentiu o abalo em localidades como Lisboa, Cascais, Oeiras ou Vila Franca de Xira.
“É normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando”, que decorrem “do movimento da crosta [terrestre]” explicou Jorge Cruz, do IPMA, à Agência Lusa. À semelhança de outros profissionais da área, o especialista considera que esta situação se encontra dentro da normalidade e fala na possibilidade de se virem a registar réplicas de menor magnitude.
Segundo a escala de Richter – que vai até ao valor 10 e é utilizada para medir a magnitude dos sismos -, um sismo desta intensidade é considerado ligeiro. Esta escala define que, entre 4,0 e 4,9, se trata de “tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Sismo significativo, mas com danos importantes improváveis”.