publicidade

Um sismo de magnitude 4,1 (escala de Richter) foi registado ao final desta manhã, com epicentro a 80 quilómetros a Oeste de Peniche. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o registo da actividade sísmica ocorreu às 12h44 junto ao Canhão da Nazaré. Não há registo de danos humanos ou materiais, mas o acontecimento foi sentido um pouco por todo o distrito de Lisboa.

Se a maioria dos relatos de quem sentiu a terra tremer chega essencialmente da região Oeste – de Peniche a Mafra, passando pelo concelho de Torres Vedras -, também há quem afirme que sentiu o abalo em localidades como Lisboa, Cascais, Oeiras ou Vila Franca de Xira.

“É normal acontecerem estes fenómenos de vez em quando”, que decorrem “do movimento da crosta [terrestre]” explicou Jorge Cruz, do IPMA, à Agência Lusa. À semelhança de outros profissionais da área, o especialista considera que esta situação se encontra dentro da normalidade e fala na possibilidade de se virem a registar réplicas de menor magnitude.

Segundo a escala de Richter – que vai até ao valor 10 e é utilizada para medir a magnitude dos sismos -, um sismo desta intensidade é considerado ligeiro. Esta escala define que, entre 4,0 e 4,9, se trata de “tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Sismo significativo, mas com danos importantes improváveis”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.