Skimboard foi o centro das atenções no primeiro dia de competição no Santa Cruz Ocean Spirit
publicidade

O sábado não terminou sem o Desfile das Nações presentes no Eurosurf 2019, campeonato da Europa de surf, com as equipas a caminharem desde o centro da vila de Santa Cruz até ao recinto do Ocean Spirit.

O arranque desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit 2019 aconteceu a todo o gás no sábado, 20 de julho, com o Internacional de Skimboard a reclamar todas as atenções na Praia do Mirante, palco deste conhecido e já emblemático Festival Internacional de Desportos de Ondas que acontece há 13 anos na região oeste.

O dia foi bem preenchido, especialmente da parte da tarde, com a competição a avançar a bom ritmo, ficando apenas por realizar, amanhã, as finais das seis categorias que integram esta importante prova internacional que coloca em jogo um fantástico e apetecível prémio de três mil euros.

No sábado, o português Simão Pinto foi o “one man show” do evento. O skimboarder de Sesimbra imprimiu velocidade e radicalidade na hora das manobras, mostrando muita segurança e uma consistência ímpar. Talvez por isso não seja de estranhar que tenha sido recompensado com a nota mais alta do dia quando investiu tudo num lip slide para tubo – 8,70 num máximo de 10,00 pontos.

Também de salientar é o desempenho do grom Alejandro Montañes Baena. O jovem atleta de nacionalidade espanhola, apesar de ainda ser Sub-14, decidiu este ano aventurar-se pela categoria Open (Pro) e acabou por dar-se bem. Qualificou-se à ronda seguinte em primeiro lugar, juntamente com o português Afonso Ruiz, que garantiu a segunda posição do Heat; eliminando pelo caminho um dos grandes favoritos à vitória – Miguel Braz, vencedor do evento o ano passado.

Para Alejandro Montañés o resultado é deveras importante e marcante, claro, mas o que interessa verdadeiramente é divertir-se e passar bons momentos em Santa Cruz: “um amigo convenceu-me a participar e decidi inscrever-me. Esta não é a minha primeira vez aqui, vim o ano passado e competi em sub-14. Não esperava este resultado, estou bastante contente e ainda não acredito muito que isto aconteceu. Quero principalmente divertir-me e espero que a próxima prova seja boa. Vamos ver como corre”.

Aos nomes já mencionados, também continuam em prova os portugueses Hugo Santos e Emanuel Embaixador, bem como o espanhol Juanlu Gonzalez, entre outros, que passam a assumir o favoritismo para levantar o troféu máximo. No lado feminino, Carolina Ruivo (Portugal) e Julia Espinosa (Espanha) passaram com distinção para a derradeira bateria.

Ao final do dia José Costa, da organização, realça a evolução da disciplina, mas também a longevidade da prova e o importante apoio das entidades locais: “este internacional de skimboard começou por volta de 2001, com uma prova que teve o nome de “Torneio de Skimboard de Santa Cruz”, entretanto decidimos reformulá-la e todos os anos temos esta prova aqui, na qual já estiveram presentes atletas de variadas nacionalidades. Este ano contamos com um prize-money de 3.500 euros, que é dividido pelas duas competições de Open – masculino e feminino. Hoje foram os triais da categoria Open e as meias-finais de quase todas as categorias das competições por escalões etários. Assim, amanhã serão as meias-finais e finais Open e as finais de todas as outras categorias”.

O sábado não terminou sem o Desfile das Nações presentes no Eurosurf 2019, campeonato da Europa de surf, com as equipas a caminharem desde o centro da vila de Santa Cruz até ao recinto do Ocean Spirit, onde as 15 seleções hastearam as respetivas bandeiras e participaram na habitual cerimónia de junção das areias de cada nação do surf europeu, seguida dos discursos de boas vindas e de um cocktail de convívio.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres, E.M. Tem a Meo, a Tecauto – Volkswagen e a Vimeiro como patrocinadores. A rádio oficial é a Mega Hits. A televisão oficial é a Fuel TV. O apoio à divulgação está a cargo de Grafivedras, Kayaksurf.net e Torres Vedras Web. Parceiros: Cruz Vermelha e Associação Sealand Santa Cruz. Loja oficial: Mar Gifts. Certificação ambiental do Ministério do Ambiente, Fundo Ambiental e Sê-lo Verde. Apoio institucional: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal e Oeste Portugal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here