publicidade

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras estiveram em Uíge (Angola)

Uma equipa constituída por dirigentes dos SMASTV (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras), a que se juntaram técnicos da Águas do Vale do Tejo (AdVT), sob o patrocínio da Águas de Portugal (AdP) Internacional, deslocaram-se recentemente à cidade do Uíge (Angola), no âmbito do apoio técnico da AdP à Empresa de Águas e Saneamento do Uíge (EASU).

O envolvimento das AdVT e SMASTV com a EASU nesta ação criou um triângulo de partilha de conhecimentos que muito enriqueceu quem nele participou. Durante cerca de quatro dias, a troca de conhecimentos envolveu as áreas comercial, de administração e gestão de ativos, de manutenção e administrativa, com particular enfoque em recursos humanos e expediente e arquivo. Para o efeito, a equipa que veio de Portugal desdobrou-se em várias reuniões de trabalho conjuntas, para além da assistência prática ao trabalho diário dos trabalhadores da EASU, em que a troca de experiências dos técnicos portugueses e angolanos se mostrou bastante útil.

De realçar a forma como se desenvolveram as relações pessoais e profissionais entre os participantes nesta ação, pessoas com experiências e culturas tão diversas. A franqueza, simpatia e interesse profissional demonstrado por todas as partes, reforçaram as já excelentes condições para que o acolhimento que Torres Vedras tem feito aos colegas da EASU se mantenha e se reforce, se possível.

A equipa dos SMASTV teve na ocasião a possibilidade de verificar a grande evolução dos métodos de trabalho da EASU e dos seus trabalhadores, quando em comparação com os primeiros estágios que decorreram em Torres Vedras. Com efeito, será de destacar a grande fiabilidade e credibilidade do serviço junto da população, com um atendimento empenhado, bem como a procura de crescente melhoria dos serviços comerciais, imprescindível para a sustentabilidade da EASU.

De destacar os pontos altos desta visita, nomeadamente a receção pela vice-governadora da Província do Uíge, acompanhada pelo chefe de gabinete do governador da mesma, ocasião em que foi entregue o livro “Biografia de Torres Vedras: 1976-2016”, uma lembrança do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como duas garrafas de vidro com o logotipo dos SMASTV. A equipa participante na ação também foi portadora de porta-chaves com a mascote dos SMASTV, o Salpico, que obteve grande sucesso entre os colegas angolanos.

É convicção dos SMASTV de que esta deslocação terá contribuído fortemente para o estreitamento dos laços entre as cidades de Torres Vedras e Uíge, perspetivando um futuro de colaboração em várias áreas.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.