publicidade

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras (SMASTV) realizaram no dia 9 de maio, no Auditório Municipal, a apresentação pela equipa do Plano de Segurança da Água, do que está a ser desenvolvido no projeto colaborativo com outras entidades e com a empresa Acquawise Consulting e que teve como principal objetivo divulgar e efetuar um balanço global do referido projeto.

O Plano de Segurança da Água é uma ferramenta de gestão diária com um contributo muito importante para a garantia de qualidade deste recurso, ao promover uma mudança de paradigma com a avaliação do risco, controlo sistemático e adoção de procedimentos de segurança e proteção da água, em detrimento do tradicional princípio de controlo apenas em fim de linha, ou seja, na torneira do consumidor.

Foi realçada a necessidade de distribuir uma água segura que salvaguarde a saúde humana, mas também compreender e satisfazer as necessidades e expetativas dos consumidores em termos de aceitabilidade da água e de um abastecimento contínuo, com quantidade e pressão adequadas e ter capacidade para responder a um desvio a estes padrões para que o consumidor tenha a certeza que, se alguma coisa acontecer, os SMASTV têm uma resposta adequada e profissional de forma a fornecer uma alternativa segura de água.

Até à data, já foram identificadas um conjunto de ações de melhoria, das quais algumas já se encontram concluídas, muitas estão em desenvolvimento e outras em fase de definição de prazos e custos.

A implementação do plano, até ao momento, promoveu muitas mudanças mas, por ser dinâmico, irá promover muitas mais, tendo sempre como principal objetivo os consumidores e a perceção que estes têm da entidade gestora. Neste sentido, os SMASTV pretendem apostar na comunicação externa, mediante a realização de uma campanha de sensibilização para o consumo de água da torneira.

Nesta ação estiveram presentes os trabalhadores dos SMASTV e partes externas interessadas, tais como ERSAR, APDA, Águas de Alenquer, S.A., Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Proteção Civil, Laboratório de SIMAR de Loures e Odivelas e representantes de algumas juntas de freguesia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.