publicidade

Showcooking “Como assim: Redução de Desperdício Alimentar” voltou a acontecer.

No âmbito das Festas de Torres Vedras, realizou-se, no passado dia 7 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, o showcooking “Como assim: Redução de Desperdício Alimentar”, o qual foi dinamizado pelos alunos da turma CP10 do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria da ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Nesta ação foi possível provar alguns alimentos confecionados a partir de receitas “zero”, as quais resultaram de um desafio proposto pelos SMASTV (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras) à comunidade escolar, no sentido de se criarem um conjunto de receitas com “desperdício zero”.

É intenção dos SMASTV que essas receitas sejam compiladas num livro a disponibilizar à população do concelho de Torres Vedras, a fim de se diminuir o desperdício alimentar e promover o uso sustentável dos alimentos e recursos.

Refira-se que o showcooking “Como assim: Redução de Desperdício Alimentar” fora realizado anteriormente, em outubro, no âmbito do programa da iniciativa Mês da Alimentação, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, em quatro escolas do concelho de Torres Vedras (Escola Básica de Torres Vedras, Escola Básica da Ventosa, Escola Básica do Turcifal e Escola Básica da Orjariça), envolvendo diretamente cerca de 200 crianças.

A atividade voltará a realizar-se este mês, no Mercado Municipal de Torres Vedras (no dia 16 de novembro, das 10h00 às 12h00) e nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras, no âmbito do próximo evento do ciclo Made in Torres Vedras (no dia 23 de novembro, das 15h00 às 17h00).

Refira-se, a propósito da temática do showcooking “Como assim: Redução de Desperdício Alimentar”, que o desperdício alimentar é uma situação que afeta Portugal e todos os países desenvolvidos, sendo que as consequências negativas da mesma ocorrem aos níveis económico, ambiental e social. O desperdício alimentar pode ocorrer em qualquer uma das fases da cadeia alimentar – desde a produção do alimento, ao seu consumo – e apresenta impactos ao nível da diminuição da biodiversidade e das reservas de água potável e contribui para o aumento das emissões de gases com efeito de estufa. Em Portugal são desperdiçados, anualmente, um milhão de toneladas de alimentos, sendo que, desse total, 324 mil toneladas são desperdiçadas pelos consumidores. O desperdício alimentar levanta várias questões, desde logo a do elevado número de pessoas que passa fome no mundo e que podia ver as suas necessidades supridas com alimentos que são recorrentemente desperdiçados quer no setor da restauração, quer por consumidores individuais. Outra questão decorrente do desperdício alimentar é o impacto do mesmo para o meio ambiente, uma vez que os alimentos desperdiçados e que são deitados no lixo são, frequentemente, enterrados em aterros sanitários, provocando, posteriormente, a produção de gás metano e outros gases com efeito de estufa.

São várias as técnicas e ações que podem ser levadas a cabo para reduzir o desperdício alimentar, e uma delas é simples: basta dar-se uma segunda vida aos alimentos sobrantes que se têm em casa.

Refira-se ainda que a realização dos showcookings “Como assim: Redução de Desperdício Alimentar” está incluída na candidatura ao Fundo Ambiental “Cidadão 2030”, na ação “Desfrute + Deseje – e Faça + Compre -“.

Os SMASTV lançam o repto aos munícipes para participarem nesses showcookings, comprarem e consumirem produtos da época e locais, e começarem a pensar e calcular a pegada ecológica das suas refeições.

publicidade

Artigo anteriorBombarral cria associação para a preservação da memória da Batalha da Roliça
Próximo artigoMunicípio de Torres Vedras volta a associar-se à iniciativa Reflorestação Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui