SNS volta a prestar acompanhamento telefónico a idosos em Torres Vedras
publicidade

Cidadãos do Porto e de Torres Vedras com mais de 75 anos, inscritas no Centro de Saúde, começaram ontem a receber telefonemas.

O acompanhamento telefónico de idosos pelo Serviço Nacional de Saúde foi cancelado em 2016 mas voltou ontem, 17 de dezembro de 2018, a ser uma realidade para os cidadãos do Porto e de Torres Vedras.

Segundo o Jornal de Notícias, a primeira fase de apoio dirige-se a pessoas com 75 anos ou mais inscritas nos agrupamentos de centros de saúde do Porto Oriental e de Oeste Sul (Torres Vedras).

“No primeiro contacto, será realizada uma avaliação da fragilidade do cidadão, através de um questionário telefónico efectuado por enfermeiros e baseado numa escala validade que engloba aspectos físicos, psicológicos e sociais”, explica ao jornal a coordenadora do Centro de Contacto do SNS 24, Micaela Monteiro.

Para já, o plano irá alcançar cerca de 17 mil pessoas com telefone fixo ou móvel, prevendo-se chegar aos 65 mil cidadãos quando a rede de apoio chegar a todo o país.

O acompanhamento telefónico será realizado semanalmente, em que serão prestadas informações sobre cuidados gerais e as necessidades específicas de cada idoso.

Para o caso de um alerta médico, foi criado também um canal de comunicação directa com uma equipa constituída por elementos dos Agrupamentos de Centros de Saúde(ACES), gerido pelos Serviços Partilhados do Ministério de Saúde. “O SNS 24 adequa o número de enfermeiros às exigências do serviço. Isto já acontece, por exemplo, na época da gripe, em que o número de chamadas cresce de forma muito significativa”, afirma Micaela Monteiro ao Jornal de Notícias.

Ao contrário do acompanhamento linha Saúde 24 Sénior, em funcionamento entre Abril de 2014 e Dezembro de 2015, o acompanhamento SNS 24 não carece de inscrição prévia por parte dos idosos, é o SNS 24 a tomar a iniciativa mas apenas serão acompanhados aqueles que precisem de mais apoios e não todos os que o desejarem.

publicidade

Artigo anteriorMarginal Norte de Peniche vai ser alterada face ao perigo de derrocada nas falésias
Próximo artigoCanil Municipal entregou cerca de 180 cães este ano
Joana Timóteo
Nasci em Torres Vedras a 25 Fevereiro de 1996. Apaixonada pela comunicação e pelo jornalismo Licenciada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Lusófona, encontrei nas minhas raízes o meu primeiro "grande" desafio profissional na minha área!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui