Sobral de Monte Agraço comemora 500 anos da atribuição do foral
publicidade

“Consideramos importante comemorar estes quinhentos anos para a afirmação do concelho e quisemos organizar um programa comemorativo para o efeito”, afirmou José Alberto Quintino.

Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa, comemora este ano os quinhentos anos desde a atribuição do foral ao concelho com vários eventos ao longo do ano, disse hoje o presidente da câmara.

“Consideramos importante comemorar estes quinhentos anos para a afirmação do concelho e quisemos organizar um programa comemorativo para o efeito”, afirmou à agência Lusa José Alberto Quintino.

O foral foi atribuído pelo rei D. Manuel I a 20 de dezembro de 1518, data que cinco séculos depois a autarquia assinalou com a inauguração do programa.

“Achamos que é uma data que merece ser comemorada durante todo o ano”, sublinhou, acrescentando que foi constituída também uma comissão de honra e uma comissão científica.

Alusivo à época do foral, vai ser recriado um mercado quinhentista durante a Festa do Pão, entre 31 de maio e 02 de junho, e um desfile histórico a 08 de setembro, durante a Festa e Feira de Verão da Vila.

De 07 de setembro a 31 de outubro, o Museu do Traje traz até à vila uma exposição com réplicas de trajes de há quinhentos anos.

Pelo meio, estão previstas peças de teatro, exposições, concertos, feira do livro, conferências, apresentação do livro “Memória do foral manuelino”, atividades para crianças com a hora do conto e ateliês didáticos.

O programa encerra a 20 de dezembro de 2019 com uma sessão solene, para a qual foi convidado o Presidente da República.

O município tem vindo ao longo dos anos a apostar na investigação histórica em torno do foral.

Além de apoiar a edição de livros sobre a história do foral e do concelho, um dos exemplares originais do foral foi descoberto no acervo da Casa da Família Sobral, anterior donatária desta vila, e a autarquia adquiriu-o aos seus descendentes em 2000.

O documento motivou novas investigações históricas, tendo sido publicada em 2002 uma edição ‘fac similada’ do pergaminho intitulada “Foral para Monte Agraço. 1518”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here