
A Câmara de Sobral de Monte Agraço vai comemorar os 500 anos do foral atribuído ao concelho com um ciclo de conferências, a realizar entre o próximo sábado e 07 de dezembro, anunciou hoje a autarquia.
Com o ciclo de conferências, a autarquia pretende contribuir para ajudar a interpretar a reforma dos forais (1497-1522), introduzida pelo rei D. Manuel, e dar a conhecer o poder jurisdicional da Companhia de Jesus, enquanto donatária da vila de Sobral de Monte Agraço, durante a Idade Média.
No sábado, o Auditório Municipal é palco, pelas 15:00, da conferência “Da reforma dos forais ao foral de Monte Agraço”, por Carlos Guardado da Silva e José Manuel Vargas.
No mesmo local, e à mesma hora, Ana Ferreira e Hermínia Vasconcelos Vilar e Rute Pardal vão falar sobre “o exercício do poder jurisdicional da Companhia de Jesus enquanto donatária da Vila de Sobral de Monte Agraço”, no dia 09 de novembro.
O ciclo encerra em 07 de dezembro, no cine-teatro da vila, com o lançamento do livro “O Foral Manuelino do Reguengo de Monte Agraço”, tendo como oradores Carlos Guardado da Silva, José Manuel Vargas, Ana Ferreira, Hermínia Vasconcelos Vilar e Rute Pardal.