Sociedade de História Natural e Câmara Municipal de Torres Vedras levam exposição de dinossauros ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência
publicidade

Decorreu no passado dia 17 de Maio da inauguração da exposição “Dinossauros que viveram na nossa terra”, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

Esta exposição foi concebida numa parceria entre a Sociedade de História Natural (SHN) e o Município de Torres Vedras para a comemoração dos 15 anos da SHN, e esteve patente no Museu Municipal Leonel Trindade (Torres Vedras) entre novembro de 2012 e setembro de 2014. Dada a elevada qualidade científica e gráfica da exposição, para além da beleza e importância de muitos dos restos de dinossauros que a suportam, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência solicitou à SHN e ao município que a mesma pudesse ser replicada nesse museu durante um ano, enquanto exposição temporária.

A Inauguração contou com a presença do Presidente da Sociedade de História Natural (Dr. Bruno Camilo Silva), da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres (Dr.ª Ana Umbelino), do Director do MNHNAC (Prof. Dr. José Pedro Sousa Dias) e do antigo director do MNHNAC, Prof. Galopim de Carvalho, perante um grande numero de convidados que ali se deslocaram para aquela que é a primeira grande exposição de paleontologia naquele museu num espaço de mais de uma década.

Como conhecemos a história da Vida na Terra ao longo do tempo? Como eram os ambientes e as faunas da Região Oeste de Portugal há 150 milhões de anos?
Para quem não teve oportunidade de ver a exposição em Torres Vedras, a resposta a estas e muitas outras questões vão estar no MUHNAC, a partir de dia 18 de maio.
A exposição está dividida em cinco módulos, cada um dedicado a um membro geológico constituído por um conjunto de rochas sedimentares, que representa um intervalo de tempo entre o Jurássico Superior e o Cretácico. Em cada uma destas secções são apresentados alguns dos fósseis encontrados nos diferentes níveis sedimentares que afloram na Região Oeste de Portugal, com especial ênfase no concelho de Torres Vedras.

A SHN tem a seu cargo uma das maiores coleções paleontológicas de vertebrados do Jurássico Superior de Portugal, fruto de quase duas décadas de intervenções na região Oeste de Portugal. A juntar a este acervo, a SHN e a Câmara Municipal de Torres Vedras acolheram em 2008 uma importante coleção paleontológica privada, reunido por José Joaquim dos Santos e Luís Francisco, dois aficionados da Paleontologia e a quem foi feita uma homenagem nesta inauguração.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.