
O telhado da Igreja de São Lucas, situada na Freiria, foi recentemente alvo de obras de recuperação.
A conclusão dessas obras foi assinalada num ato que teve lugar no final de uma eucaristia realizada na manhã deste domingo, dia 30 de março, no qual esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, bem como o presidente da Junta da Freguesia da Freiria, Pedro Bernardes, e membros da direção da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Lucas da Freiria.
Para a execução da intervenção tinha sido assinado em novembro do ano passado um acordo de parceria entre o Município de Torres Vedras e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Lucas da Freiria, por meio do qual esta primeira entidade transferiu para a segunda um montante de 89.834,58 €.
De referir que a Igreja de São Lucas é um importante espaço patrimonial religioso do concelho de Torres Vedras, sendo um templo católico construído em finais do século XV ou inícios do século XVI, pelo que apresenta vestígios arquitetónicos manuelinos, de que é exemplo o elegante portal lateral em arco polilobado. A sua estrutura foi reformada e ampliada no século XVII, datando dessa campanha a fachada principal chã, de linhas maneiristas.
No século XIX precisou ser remodelada após um grande incêndio. Está classificada como Monumento de Interesse Público pela Portaria n.º 147/2013. De frisar, também relativamente à Igreja de São Lucas da Freiria, que a simplicidade do seu exterior contrasta com o importantíssimo conjunto de património existente no seu interior, do qual faz parte uma pia batismal manuelina, diversos painéis de azulejos policromos, talha dourada barroca, um raro núcleo escultórico em madeira e marfim com imagens dos séculos XVII e XVIII, e um notável acervo pictórico composto por tábuas quinhentistas e seiscentistas, algumas destas atribuídas a Bento Coelho da Silveira e à oficina de Cristóvão de Figueiredo.