publicidade

Telma Monteiro fez História esta segunda-feira, dia 8 de agosto de 2016, ao conquistar a Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Depois de Nuno Delgado em Sydney 2000, o Judo Português soma a segunda medalha olímpica.

Telma Monteiro (-57 kg) começou a competição a vencer Darcina Manuel, da Nova Zelândia. A Atleta portuguesa entrou muito bem, somando 2 ‘yukos’ nos momentos iniciais e soube controlar o resto do combate.

Na ronda seguinte, enfrentou a líder do ranking mundial, Sumiya Dorjsuren, da Mongólia. Depois de um combate bastante equilibrado, foi preciso ir a ‘Ponto de Ouro’ para decidir a vencedora. Nessa fase, a vencedora, pela margem mínima de uma penalização, foi a nº1 do mundo.

Com este resultado, Telma Monteiro foi relegada para as repescagens, onde enfrentou e derrotou a francesa Automne Pavia, nº7 da hierarquia. Depois de 1 minuto de combate equilibrado, a Judoca Portuguesa atacou, conseguindo uma ‘chave de braço’ que obrigou a francesa a desistir.

No seu último e derradeiro combate, a adversária foi a romena Corina Caprioriu (nº10 do ranking). A Luta foi completamente dominada pela Portuguesa que cedo pontuou (yuko) e mostrou toda a sua experiência ao gerir o confronto até ao final.

Com esta vitória, Telma Monteiro sobe ao Pódio para receber a Medalha Olímpica que lhe escapava. Depois das medalhas em Europeus (5 de Ouro, 1 Prata e 5 Bronzes) e Mundiais (4 Pratas e 1 Bronze), a Judoca Lusa hasteou a Bandeira Nacional e recebeu a Medalha de Bronze dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na categoria -73 kg, Nuno Saraiva estreou-se nos Jogos Olímpicos. O jovem judoca de 22 anos não conseguiu ultrapassar o seu primeiro adversário Miklos Ungvari (HUN), nº19 do ranking mundial.

No primeiro dia de competição para os Judocas Lusos, Joana Ramos e Sergiu Oleinic terminaram as suas prestações no honroso 9º lugar.

O próximo Judoca Português a competir é Célio Dias (-90 kg), que entra nos tatamis olímpicos esta quarta-feira às 14h00 (Hora de Lisboa). A competição decorre entre 6 e 12 de agosto na Arena Carioca 2.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.