Terceiro dia do III Fórum das Associações de Torres Vedras
publicidade

Saiba aqui quais as associações que abrem portas amanhã, no terceiro dia do III Fórum das Associações de Torres Vedras.

Entre 4 e 19 de maio, realiza-se o III Fórum das Associações de Torres Vedras que este ano apresenta um novo formato, com atividades a decorrer em vários locais do Concelho.

O III Fórum das Associações de Torres Vedras tem como objetivos promover o relacionamento entre associações, estabelecer parcerias, esclarecer sobre a importância do movimento associativo, fomentar a participação cívica e descentralizar atividades por todo o Concelho.

Amanhã, 11 de maio, as associações voltam a receber os torrienses para o terceiro dia do Fórum das Associações de Torres Vedras.

No terceiro dia do III Fórum das Associações de Torres Vedras abrem portas quatro associações:

Se não tem plano para sábado à noite, o ATV e a Câmara Municipal de Sines apresentam-lhe, gratuitamente, o documentário “Mar de Sines”, a ser exibido no Edifício de S. João, Assenta, das 21h00 às 22h15.

Um projeto de cinema com a comunidade, num documentário que reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que conhecem como poucos o mar do sudoeste português: o que o mar oferece e o que o mar reclama; o encanto do mar e a sua dura realidade.

O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de “Mar de Sines”, mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes; percorre a costa rochosa com os mariscadores; escuta as memórias dos pescadores do alto; mergulha nas profundezas do oceano.

A Sociedade de História Natural organiza, gratuitamente, no Alto da Vela (no Marco Geodésico) – Praia de Santa Cruz, das 09h00 às 12h30, um momento de “Geologia e Paleontologia de Santa Cruz: Das Arribas às Calçadas”.

O Concelho de Torres Vedras é extremamente rico e diversificado no que respeita ao seu património geológico e paleontológico. Venhm conhecer a geodiversidade deste setor do litoral do Concelho, desde os seus paleoambientes e paleoecologia, à Geologia Estrutural. Sabe o que é o Penedo do Guincho? Porque é que tem aquela forma? Sabia que Santa Cruz é uma Praia Jurássica, por onde andaram dinossauros e outros animais? 

Inscrições: [email protected]

A Sociedade de História Natural organiza em parceria com a Naturalis Biodiversity Centre e European Centre of Paleontology “visitas ao Laboratório de Paleontologia e ao Projeto “Triceratops 3D” na Sociedade de História Natural, EN247, Santa Cruz, das 14h00 às 18h00.

No Laboratório de Paleontologia poder-se-á observar como se limpam e conservam os ossos de dinossauros, bem como ver outros fósseis de vertebrados descobertos no concelho. A atividade estará aberta a todos, crianças e familiares, que podem visitar e participar em todo o processo.

Gostas de paleontologia e de dinossauros? Então este é o teu espaço ideal para uma visita, na qual, para além de se poder ver, compreender e experimentar como se limpam os ossos de dinossauros, será possível ter uma introdução ao Projecto “Triceratops 3D”, um projeto em parceria com o Naturalis Biodiversity Centre (Holanda), para o qual estamos a trabalhar com ossos reais deste icónico dinossauro norte-americano, e onde iremos reconstruir esqueletos inteiros à escala real em 3D para montagem.

Também gratuito, pelas 15h00, decorrerá uma apresentação e entrega de flyers com informação diversa sobre o que é feito ao sangue doado, na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras – Secção da Silveira. Trata-se de uma organização da Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras

Por fim, no dia 11 de maio, a partir das 09h30, poderá participar nas várias atividades organizadas pela Casa da Cultura – Salão Paroquial de Ponte do Rol:

Em permanência | Exposição de Fotografia
Exposição de Fotografia sobre o património religioso do “Local para o Global” e do “Passado para o Futuro”;
Parceria: Tiago Picão Oliveira

09h30 às 18h30 | Workshop de fotografia – nível básico
Conhecimento e familiarização com o equipamento de cada um dos participantes, apresentação e funcionamento dos diversos componentes da máquina.
Público-alvo: M/15 anos
Número de participantes: 15 participantes
Duração: 8 horas
Formador: Pedro Oliveira
Nota: cada participante deve levar o próprio material

14h30 às 17h00 | Pinturas faciais e modelagem de balões
Demostração e explicação da técnica de pintura facial, experimentação e manuseamento de balões com as crianças.
Parceria: Rosita Plasticina

15h00 às 16h00 | Aula aberta de Pilates Clinico
O Pilates clinico é um método que incorpora o alongamento e exercício físico numa só atividade. Baseia-se na anatomia humana e tem como principais objetivos o fortalecimento dos músculos de modo a prevenir lesões.
Público-alvo: M/10 anos
Parceria: Fisioterapeuta Cátia Martins

16h00 às 17h30 |Palestra sobre Sentido da Vida
Reflexões para algumas respostas sobre esta questão. Reflexões sobre algumas respostas para esta questão
Orador: Jorge Ponce – Universidade Popular de Torres Vedras

17h30 às 18h30 | Palestra sobre Agricultura Biológica
Explicação das vantagens da agricultura biológica para os consumidores e para o ambiente.  
Orador: Engenheiro José Carlos Ferreira

18h30 às 19h30 | Espetáculo de junção de artes opostas
Demonstração da possibilidade de execução de artes diferentes e sua interligação. Ballet, música africana e malabares de fogo. Ballet Dulce Alves, Gondutigui e Malabares de Fogo.

Inscrições  916 785 555

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here