
Até 23 de julho, realiza-se o “ENCOSTA – Desenho de Rua”, na Encosta de São Vicente, em Torres Vedras. Este encontro de desenho de rua surgiu em 2017 no âmbito da reabilitação urbana daquela parte da Cidade, com o objetivo de captar a identidade do lugar, através do desenho.
O “ENCOSTA – Desenho de Rua” divide-se em dois momentos: residências artísticas e um encontro de desenho de rua. Para as residências artísticas foram convidados os artistas Ana Ramos (Portugal), Augusto Pinheiro (Portugal) e José Clewton (Brasil).
Recorde-se que últimos anos, o contexto urbano e social da Encosta de São Vicente tem sofrido uma reconfiguração considerável, através das obras previstas pelo PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Das obras executadas, destaca-se o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, fruto da reabilitação e ampliação do antigo matadouro municipal.
Info e inscrições: regeneracaourbana@cm-tvedras.pt (até ao dia 15 de julho)
Programa
17 a 22 de julho | Residências artísticas
Ana Ramos (Portugal); Augusto Pinheiro (Portugal); José Clewton (Brasil)
23 de julho | Encontro de desenho de rua
9h30 – Encontro junto ao Miradouro Meia-Laranja
10h00 – Início do roteiro desenhado
12h15 – Espaço Entre-Bairros – partilha de desenhos e fotografias
12h45 – Foliateca – Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras
14h30 – Desenho de rua na zona do Bairro Reis, com passagem pelos vários projetos do PEDU
16h30 – Partilha de desenhos junto ao Café Copacabana
17h00 – Conversa com os artistas residentes e apresentação do livro A cada dia – Traços em uma quarentena, de José Clewton no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras