publicidade

O Município de Torres Vedras organizou a segunda visita de estudo transnacional relativa ao projeto “B.Right Spaces”, em parceria com a associação cultural EMERGE e com o apoio da REVES – Rede Europeia de Cidades e Regiões da Economia Social, a qual decorreu entre os passados dias 18 e 20 de fevereiro.

De referir que as visitas de estudo organizadas no âmbito do projeto “B.Right Spaces” têm como foco a aprendizagem da forma como os espaços cívicos são percecionados e utilizados, tentando-se nas mesmas, nomeadamente, verificar se os espaços são organizados de modo a apoiar as necessidades da comunidade, funcionam para promover a inclusão e a participação e contribuem para o envolvimento democrático local.

Esta segunda visita de estudo percorreu os espaços das associações locais que ocupam e dinamizam espaços públicos, tendo a mesma iniciado com uma deslocação aos estúdios do Performact – Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea e Academia Espaço Dança/Associação ILÚ e ainda à EMERGE, tendo esta última encerrado a jornada do primeiro dia com um momento de poesia, com participação de Salomé Abreu e Margarida Neves, vencedoras do Poetry Slam de Torres Vedras 2022 e 2024, respetivamente.

O segundo dia desta atividade iniciou com uma sessão sobre “Espaços Cívicos: A Visão das Instituições Publicas”, que contou com as participações da vereadora de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino e da Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social, Sílvia Silva.

Pela ocasião, Ana Umbelino abordou a visão estratégica que o executivo tem adotado nos últimos anos, para o fomento da participação cidadã e a apropriação do espaço público por todos e todas, transformando os largos, as praças, em verdadeiros  fóruns. Ana Umbelino explicou que, para tanto, o município tem apostado na qualificação do espaço público, no apoio às associações e organizações da sociedade civil, através da cedência de espaços, do apoio às rendas, a obras de beneficiação, bem como por via da capacitação e suporte à programação e a projectos de co-criação com as comunidades.
Ana Umbelino fez ainda referência a algumas iniciativas do Município que visam alavancar uma cultura de participação ao longo de ciclo de vida, tais como: Luzes, câmara, acção; conselho das crianças, repórteres da cidadania; jogo do município; orçamento participativo; ideia jovem, entre outros. Para ilustrar a visão do município e os instrumentos de política pública que têm vindo a ser criados, em parceria com os diversos stakeholders, apresentou os seguintes exemplos: Programa “Torres ao Centro”; programa “Encosta” e o “Laboratório do Lugar”.

Seguiu-se a apresentação da chefe de Divisão de Desenvolvimento Social, Silvia Silva, na qual  a técnica do Município fez o enquadramento do programa “Encosta”.

Ainda durante o período da manhã, foi visitada a associação AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, seguindo-se uma visita à exposição sobre o Carnaval de Torres Vedras, patente no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Do período da tarde fez parte a visita aos projetos “Porta do Bairro” e “Somos Comunidade”, e ainda à Companhia de Teatro com Marionetas – A Bolha.

No terceiro e último dia da atividade, o grupo do “B.Right Spaces” desenvolveu uma sessão de trabalho no ATV – Somos Comunidade, onde refletiu sobre as aprendizagens, relevantes e possíveis de adaptar ao contexto dos seus territórios, adquiridas nos dias anteriores, enaltecendo ainda a importância que o Município tem, na promoção e apoio às associações locais, que criam e dinamizam projetos, para diversos grupos sociais e etários.

Recorde-se que o “B.Right Spaces” desenvolve-se em torno do conceito de “civic spaces” – espaços de diálogo social, de encontro entre diferentes atores, em prol de interesses coletivos e comuns, com o propósito de identificar, analisar, e encontrar estratégias e medidas para que esses espaços sejam promovidos e salvaguardados, reduzindo, igualmente, as desigualdades. O projeto assenta num consórcio liderado pela REVES, tendo como entidades parceiras o Município de Torres Vedras, a Universidade de Bruxelas (Bélgica), a associação Parsec – Ricerca e Interventi Sociali (Itália), o Municipio de Turim (Itália), o Departament d’empresa i coneixement (Espanha), a associação cultural EMERGE (Portugal), Xarxa d’Economia Solidària (Espanha), o Centro di servizio per il volontariato del Lazio (Itália) e a Fundacja inicjatyw spoleczno-ekonomicznych (Polónia).

Barcelona (Espanha) acolherá, de 10 a 12 de junho, a próxima visita de estudo transnacional do “B.Right Spaces”, organizada pelo Departament d’empresa i coneixement e Xarxa d’Economia Solidària, com o apoio da REVES.

publicidade

Artigo anteriorCICLO DE ÓRGÃO DE TORRES VEDRAS COM CONCERTO DEDICADO AO DIA DA MULHER
Próximo artigoProtocolo assinado do Eurosurf no Santa Cruz Ocean Spirit 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui