Torres Vedras aderiu a certificado de gestão florestal sustentável
publicidade

O Município de Torres Vedras aderiu ao certificado do Sistema de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste, assegurando uma gestão sustentável dos espaços florestais que são propriedade do Município. Foi no passado dia 16 de outubro que Torres Vedras aderiu ao certificado, que é implementado e gerido pela Afloeste – Associação Interprofissional da Floresta do Oeste.

O objetivo passa por promover o uso de boas práticas de gestão e exploração florestal, promover a sustentabilidade da floresta e incentivar e dinamizar a certificação florestal dos produtores florestais do Concelho, de forma a valorizar os seus produtos.

O Sistema de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste foi concebido de acordo com a Norma Portuguesa NP 4406 “Sistemas de gestão florestal sustentável – Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável”, que estabelece os requisitos para os proprietários e gestores florestais que pretendem obter a certificação Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal (PEFC).

O certificado abrange 1449 hectares, que são geridos de forma sustentável por 122 aderentes na região. Este sistema é auditado anualmente por uma entidade certificadora independente, sendo atribuído um certificado que comprova o cumprimento de boas práticas da gestão florestal, ou seja, os seus membros fazem uma gestão responsável, protegendo o valor económico, social e ambiental da floresta.

Sublinhe-se que Torres Vedras aderiu à Afloeste em 2011. Atualmente, o Município preside à mesa da assembleia geral da associação.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here