Torres Vedras assina protocolo para criação da Academia da Mobilidade Torres Vedras Saudável
publicidade

O acordo foi assinado entre o Município de Torres Vedras e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT, I.P

O Município de Torres Vedras e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT, I.P. celebraram, no passado dia 6 de dezembro, um Protocolo de Cooperação que tem por objeto a criação da Academia da Mobilidade Torres Vedras Saudável – AMTVS.

A AMTVS pretende fomentar a prática regular de exercício físico, melhorando a qualidade de vida e aumentando a mobilidade e funcionalidade da população abrangida. Esta Academia destina-se a todos os utentes do Agrupamento de Centros de Saúde – ACES Oeste Sul, inscritos em qualquer unidade funcional do Centro de Saúde de Torres Vedras, com grau de dependência ligeira a moderada e patologias, designadamente, cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, osteoarticulares, neurológicas, excesso de peso e depressão.

O acesso às atividades a desenvolver, que terão lugar nos ginásios das freguesias de Dois Portos e Runa, Ventosa e Ramalhal, é feito por referenciação do médico de família. Depois de traçado um plano de treino individual, os utentes participarão, semanalmente ou quinzenalmente, em ações de educação para a saúde, realizadas pelos enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade, e em três sessões semanais de exercício físico, com duração de 30 a 60 minutos. A cada três meses de permanência na AMTVS serão realizadas avaliações, com ajustes aos planos de treino e análise dos progressos. Decorridos seis meses sobre o início da atividade, será feita uma nova avaliação conducente à alta ou à permanência na Academia.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, I.P., Luís Pisco, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here