publicidade

O Município de Torres Vedras assinala o 47.º aniversário da “Revolução dos Cravos” com uma sessão solene comemorativa que terá lugar no próximo domingo, dia 25 de abril, pelas 10h00, a partir da página de Facebook e da página de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Esta sessão irá contar com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, dos representantes dos partidos e movimentos de cidadãos com assento na Assembleia Municipal de Torres Vedras, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e do presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras.

Um conjunto de outras atividades integram o programa comemorativo do 47.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras, a saber:

Todo o mês de abril | Atividade “Que palavras escrevem a Liberdade?” | Página de Facebook da Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras

Nesta atividade convida-se a população à partilha das suas reflexões sobre o conceito de “Liberdade”, através de formas, cores e palavras.

Metodologia proposta: numa folha de papel com alguma gramagem ou em cartão, com as medidas de 21x21cm, utilizando apenas duas cores, criar através do desenho, da pintura, da colagem de diversos materiais, ou de outra técnica, uma ilustração de palavras ou de uma frase que expresse uma ideia de liberdade.

As imagens dos trabalhos devem ser enviadas em formato digital (JPG ou PNG), com boa resolução, identificando no corpo do email o autor da proposta, para: galeria@cm-tvedras.pt.

Informações e inscrições: galeria@cm-tvedras.pt.  

16 a 22/4 | 21h30 | Concerto Intervenção de Ruben Monteiro | Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras

Ruben Monteiro apresenta-se a solo num concerto inspirado em canções de intervenção portuguesas. Num repertório que abraça não só composições originais mas, também, temas icónicos de compositores de intervenção portugueses, o músico aproxima-os à estética da música mediterrânica. 

17 a 23/4 | 21h30 | Espetáculo multidisciplinar Under Construction | Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras

Sinopse: “Um frágil estado de tremor é testado por ventos avassaladores e infinitos. Numa busca por sanidade, o grau de aleatoriedade aumenta à medida que padrões absurdos se sobrepõem ao suspenso chamamento.

Afogados em baixas, todos nós corremos nas nossas passadeiras pessoais, cegos por gestos suaves de aparência brilhante. Enquanto procuramos a matéria subjacente dos seres humanos, acabamos na superfície, oprimidos pelo conforto.

Não há fim à vista. Exceto aquela memória de liberdade: desbotada, empoeirada e que já ficou muito lá atrás. A mudança virá ou já aqui estava?”.

Produção: Collective Nest 

Criação e interpretação: Paulina Bedkowska, Katarzyna Paluch e Leon Stille

Camera: Weronika Lenarczyk

Pós-produção: Paulina Bedkowska

Banda sonora: Leon Stille 

20/4 | 11h00 | Atividade “Cantos de Liberdade – Dizer poemas para celebrar abril” | Página de Facebook da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino

Numa parceria entre a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino e a Escola EB 2,3 de Freiria, sob orientação da professora Cristina Antunes, alunos do 3.º ciclo do ensino básico abrem as vozes ao tempo memorável de 1974, quando a realidade não era suficiente e a liberdade fazia muita falta, e festejam, num projeto de leitura em voz alta, a rutura histórica que permite hoje viver abril.

21/4 | 16h00 | Atividade “O meu olhar é livre” | Página de Facebook da Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras

No âmbito das comemorações do dia 25 de abril, cada participante da Academia Visual, com a experiência que já trás consigo, partilha o seu olhar sobre a liberdade através da arte contemporânea.

A Academia Visual é um projeto informal de educação na arte que resulta de uma parceria entre a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras e a EMERGE – Associação Cultural, sendo dirigido a alunos do ensino secundário.

24/4 | 10h30 e 14h30 | Oficina de Linogravura com Mariana Santos | Espaço cultural Porta 5

Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de aprender todo o processo da linogravura – desde como trabalhar o linóleo com goivas à impressão de gravuras monocromáticas que poderão ser reproduzidas várias vezes.

Em contexto de celebração, propõe-se a criação de imagens ligadas à revolução do 25 de abril.

Informações e inscrições: galeria@cm-tvedras.pt.

24/4 | 15h00 | Tertúlia “25 de abril em tempos de pandemia: reinventar a arte e a cultura” | Plataforma online Zoom

Terceira e última tertúlia que o Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude organiza em abril para assinalar o 47.º aniversário da “Revolução dos Cravos”.

O propósito desta tertúlia é refletir e discutir sobre a necessidade dos setores da arte e da cultura se reinventarem à luz dos tempos atuais, questionando-se o seu papel e a importância de se inovarem e ressuscitarem, contribuindo para uma sociedade mais consciente, politicamente e culturalmente ativa. 

Informações:juventude@cm-tvedras.pt.

24 a 30/4 | 21h30 | Espetáculo multidisciplinar A descaminho da Liberdade de Andresa Soares | Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras

Sinopse: “Sei que são necessárias medidas de intervenção mas sem festa pá. Todos unidos na luta de desocupar as ruas, e enquanto se aguarda resultados, a instituição deve manter o seu funcionamento e o isolamento de casos suspeitos. Dentro da cidade jurar não ter companhia e viver. Na sombra. Começa a primavera, mas há quem esteja doente pá e descer a avenida requererá etiqueta respiratória. As plantas. Os plátanos. Sabe-se que as máscaras tendem a cair em tempos de crise e há-que higienizar as mãos antes de repartir o pão. A habitação. Dedicar-nos-emos à clandestinidade e ao confinamento através das palavras que reclamam liberdade, pois a sede de uma espera só se estanca na torrente. P’la calada”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here