Torres Vedras conta agora com duas áreas de avaliação e tratamento de doentes COVID-19
publicidade

No quadro da atual pandemia causada pela doença COVID-19 e de forma a responder às necessidades de resposta que surgiram com a entrada do país na fase de mitigação da doença, o concelho de Torres Vedras conta agora com duas áreas dedicadas para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC). O concelho conta com uma ADC no Centro de Saúde de Torres Vedras e outra no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras.

Todas as pessoas que desenvolvam um quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual) ou febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória devem ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24). Serão os profissionais de saúde da linha que farão o encaminhamento adequado a cada situação clínica, que poderá passar pelo isolamento no domicílio e sob vigilância ou pelo encaminhamento para uma das ADC do concelho.

No serviço de urgência médico-cirúrgica do Hospital de Torres Vedras, os utentes com queixas respiratórias (tosse, febre e falta de ar) devem dirigir-se ao Balcão 5, onde são recebidos por um enfermeiro que, após um questionário específico para validação de caso suspeito, encaminhará os mesmos para o espaço da Consulta Externa – Zona de Triagem Respiratória.

Depois de ter definido novos circuitos nas urgências médico-cirúrgicas, criando áreas específicas para receber os casos suspeitos (que se encontram separadas das áreas que recebem utentes com outras patologias), o Centro Hospitalar do Oeste está a desenvolver uma nova reorganização, assim como a ampliação de espaços e a revisão de circuitos, de forma a dar resposta ao aumento da afluência de doentes à Zona de Triagem Respiratória.

Já o Centro de Saúde de Torres Vedras conta com uma Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC). Esta área é unicamente destinada aos doentes que apresentem febre, tosse, dispneia (dificuldade respiratória), astenia (cansaço), mialgias (dores musculares), rinorreia, congestão nasal, coriza, odinofagia ou doentes com história de contacto com algum suspeito ou com um caso confirmado de COVID-19. Esta área encontra-se em funcionamento todos os dias, entre as 8h00 e as 20h00.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here