publicidade

Portugal tem quase 400 praias com ‘Qualidade de Ouro’ galardoadas pela Quercus!

Todos os anos, no inicio da época balnear, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, revela quais as praias que receberam este galardão, sendo que o que está em causa é a qualidade da água balnear.

Em relação a 2020, Portugal tem este ano mais seis praias na lista, totalizando-se agora 392 praias com o “Galardão Qualidade Ouro”.

O concelho de Torres Vedras continua com 12 praias distinguidas com este galardão. São elas: Vigia, Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita-Norte e Santa Rita-Sul.

Pode consultar a lista completa das 392 praias que foram distinguidas com a “Bandeira de Ouro” AQUI

Região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada com 100 praias; região do Algarve apresenta a maior subida e a região Centro regista a maior queda na atribuição do galardão.

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas receberão da parte da Quercus as instruções para poderem produzir a Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2021”.

De acordo com os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” deverão ser respeitados os seguintes parâmetros:

1) Qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020);

2) Todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares. Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;

3) Na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here