publicidade

“Autismo na 1.ª pessoa” é o tema da próxima sessão do projeto “Conversas com Pais”, a qual se realiza no dia 26 de novembro, pelas 21h30, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

O orador desta sessão será Pedro Pina (psicólogo clínico e da saúde e pai de uma menina no espectro do autismo) e o moderador João Bento (professor de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Madeira Torres).

Segundo é referido acerca da temática da sessão: “Por entender que a consciencialização que se faz do autismo deva ser verdadeiramente dimensional, é primordial a promoção de uma verdadeira clarificação e diferenciação daquilo que é reconhecido como uma perturbação do espectro do autismo junto dos pais, educadores e professores e aquilo que é entendido como a normalidade socialmente aceite. Todavia, aliado à necessidade de reunir critérios que fundamentem um diagnóstico, é vital criar uma maior abertura e conhecimento sobre a importância de uma interpretação holista, ao invés de uma visão meramente categorial e/ou rendida às dificuldades dos indivíduos no espectro.

Reconhecendo os perigos que esta categorização pode acarretar (e.g. crenças e ideações de limitações ad eternum), adianta-se a necessidade de reformular, enunciar, promover e fazer salientar as competências de todos aqueles que se encontram no espectro, assim como com todos os demais que, diariamente, lidam com crianças, jovens e adultos neste panorama.

Considere-se, pois, não só as características genéticas, hereditárias, mas também as ambientais, assentes numa perspetiva bio ecológica do desenvolvimento; as mudanças ocorrem todos os dias e os limites só são traçados se não houver alternativas para a resolução dos problemas! Recorde-se que são as diferenças que nos diferenciam e enriquecem!”.

Recorde-se que o projeto “Conversas com Pais” é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2007, no intuito de ajudar as famílias na difícil tarefa da educação parental, na qual muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais. Trata-se de um projeto que proporciona contextos de promoção de uma parentalidade positiva por meio de sessões com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação de crianças e jovens, “Conversas com Pais” destina-se a todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem os seus filhos a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua…

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here