publicidade

S. Gonçalo de Lagos e S. Martinho voltam a dar as mãos para acolher as Festas da Cidade de Torres Vedras, que terão a sua décima segunda edição, a decorrer a partir de 27 de outubro (dia dedicado a este primeiro santo) e estendendo-se este ano um pouco para além do dia dedicado ao segundo (terminando a14 de novembro).

O evento assenta, como já é hábito, em duas iniciativas nucleares: o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo (que manterá o seu formato com os habituais concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as atuações de acordeonistas em restaurantes e cafés); e o espaço das “tasquinhas”, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, que terá mais uma vez um programa de animação diário (com atuações de bandas, de ranchos folclóricos, de acordeonistas e de fadistas), o qual será complementado pelos festivais do pastel de feijão e do vinho de Torres Vedras e por uma Mostra de Uvada.

Esse espaço das “tasquinhas” contará com 13, a cargo de cada uma das juntas de freguesia do concelho de Torres Vedras.

A Final do Festival das Vindimas será mais uma vez enquadrada no mesmo, sendo que este ano esta atividade marcará o culminar das festividades.

Para além desta iniciativa e do Festival do Vinho de Torres Vedras, outras no âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras relacionar-se-ão com a temática do vinho, desde o início das mesmas o seu enfoque principal, ou não fosse o concelho de Torres Vedras o maior produtor de vinho do país: a iniciativa S. Martinho, Compras e Vinho, o Passeio de BTT Rota das Adegas e a instalação Jardim de Castas.

Também na área lúdico-cultural, de mencionar destas festividades outras atividades como o habitual desfile de bandas filarmónicas do concelho de Torres Vedras, o concerto de música clássica da Temporada Darcos na Adega Cooperativa da Carvoeira (transmitido em direto na Antena 2), os concertos do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa e do Coro Cant’Art, bem como da Banda de Música da Força Aérea, a inauguração das exposições “Caligrafia com Luz”, de Catarina Branco, e “Encantos de Mar, Terra e Sonho”, de José Nascimento d’ Ávila, e a emissão do programa da SIC “Portugal em Festa”, a partir do Parque Regional de Exposições.

Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, para além do mencionado passeio de BTT, as caminhadas e corridas previstas no âmbito da iniciativa Torres Vedras Night Run, o Trail Cidade de Torres Vedras, a iniciativa Moto Tasquinhas, a entrega dos prémios do Campeonato Municipal de Atletismo de Torres Vedras (relativos à temporada 2014/015), o passeio de automóveis antigos, o Torneio de Petanca Cidade de Torres Vedras, o Torneio de Golfe Cidade de Torres Vedras e a inauguração do percurso pedestre Rota da Água. De realçar o facto de quase todas estas atividades serem organizadas com associações locais, sintoma da vitalidade do tecido associativo do concelho de Torres Vedras.

Saliente-se ainda que no início destas festas terá lugar a habitual missa em honra de S. Gonçalo de Lagos; e no términus do evento realizar-se-á, como sempre, a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal em que são atribuídas as condecorações municipais (este ano abrilhantada por uma atuação do grupo Cant’arte), a qual será antecedida da inauguração de uma estátua de S. Gonçalo (na zona do Choupal).

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2015 são organizadas pelo Município de Torres Vedras, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e têm como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no respetivo site (acessível em: www.torresvedrasemfesta.com), bem como o programa deste ano do mesmo (em: www.torresvedrasemfesta.com/programa-geral).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here