publicidade

Decorreu, no serão desta segunda-feira, nova reunião de Assembleia Municipal de Torres Vedras.

Durante esta sessão, a Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou uma moção a reclamar ao Ministério da Saúde medidas excecionais para resolver a falta de médicos de família no concelho.

“Esta Assembleia Municipal reclama ao Ministério da Saúde a adoção de medidas excecionais que sirvam a prestação imediata de cuidados de saúde primários em falta a muitos cidadãos na área deste município”.

Na moção, aprovada por maioria, lê-se que os deputados municipais “rejeitam ‘paliativos’ e exigem medidas estruturais” para resolver este problema.

Como tal, pedem a restrição de vagas nos concursos para a carreira médica às áreas territoriais com maior carência, quer durante o internato, quer no acesso à profissão, e a revisão do regime de mobilidade.

“É inadiável a aprovação de um novo estatuto da profissão médica com clara interdição do pluriemprego nos setores público e privado, consagrando uma justa melhoria remuneratória no setor público”.

A moção, apresentada pelo PS de Torres Vedras, alerta que neste concelho há “vários milhares de cidadãos sem médico de família e extensões do centro de saúde encerradas” pelo mesmo motivo.

De acordo com dados divulgados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), estima-se que 15 mil habitantes de Torres Vedras careçam de médico de família, em cerca de 83 mil habitantes. Ou seja, cerca de 18% da população deste concelho não tem médico de família.

publicidade

Artigo anteriorCENFIM de Torres Vedras vai ao Campeonato Europeu das Profissões representar Portugal
Próximo artigoLaboratório de dança da ESTUFA estreia amanhã
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui