TORRES VEDRAS: Inaugurado laboratório para a inovação digital na agricultura
publicidade

Os ministros da Agricultura e da Ciência inauguraram hoje um laboratório para a inovação digital na agricultura na Estação Vitivinícola Nacional em Dois Portos, Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

O laboratório Smart Farm Colab vai criar, até 2021, 17 postos de trabalho qualificados ao abrigo de candidaturas a fundos comunitários. Os investigadores vão estudar soluções integradas de alta tecnologia para os setores de produção de horticultura, viticultura e fruticultura, desenvolver e implementar estratégias de produção sustentáveis, utilizando técnicas inovadoras, e sistemas de monitorização digital e em tempo real para uma gestão agrícola de alta tecnologia.

O laboratório é gerido pela Associação Smart Farm Colab, que integra o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, o RochaCenter- Centro de Pós-colheita e Tecnologia, sete empresas hortofrutícolas e vitivinícolas e o município de Torres Vedras.

O projeto obteve, há dois anos, um financiamento de 2,4 milhões de euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para os próximos cinco anos e teve aprovada uma candidatura de quatro milhões de euros para apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here