Torres Vedras LabCenter celebrou o 2º aniversário
publicidade

Esse aniversário foi comemorado no dia 9 de maio, em que se assinala também o Dia da Europa, com duas sessões de informação.

O empreendedorismo e o conhecimento deram as mãos para a criação de um equipamento que completou dois anos de funcionamento e é uma referência incontornável na revitalização do centro histórico de Torres Vedras: o LabCenter.

Esse aniversário foi comemorado no dia 9 de maio, em que se assinala também o Dia da Europa, com duas sessões de informação.

A realizada de manhã teve como tema “Linhas de Apoio PT2020 para Torres Vedras”, tendo sido proferida por André Loureiro (consultor de projetos de investimento ao Portugal 2020), que respondeu a um conjunto de questões relacionadas com este programa de fundos comunitários. A abertura desta sessão que decorreu no auditório do LabCenter foi efetuada pela vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Cláudia Horta Ferreira.

Já no período da tarde, também no átrio do LabCenter, teve lugar uma outra sessão de informação dinamizada pelo programa de empreendedorismo “Torres Inov-e”, denominada “Comércio Digital em Torres Vedras”, a qual se integrou na atividade A 9 é dia de Inov-e e no roadshow do Programa “ComércioDigital.pt – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital”, uma iniciativa conjunta da ACEPI – Associação da Economia Digital e da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal. António Teixeira e Tomás Capela Martins, coordenador e formador, respetivamente, daquele programa, foram os preletores dessa sessão. A abrir a mesma usaram da palavra Liliana Garcia (do Torres Inov-e) e Jorge Dias (do Torres Vedras LabCenter).

De referir que nos seus dois primeiros anos de utilização contabilizaram-se no LabCenter mais de 60 mil utilizadores, o que equivale a uma média diária de mais de 100 utilizadores por cada dia útil.

Refira-se também que este espaço tem acolhido um vasto conjunto de iniciativas (em 24 meses foram mais de 90), relacionadas com as áreas do conhecimento e do empreendedorismo, como palestras, visitas, apresentações, formações, encontros, conferências, mostras, workshops e eventos.

Recorde-se as valências que atualmente o Torres Vedras LabCenter (um espaço com mais de 1.200m2) possui: um laboratório de fabricação digital – FabLab (ainda em fase de instalação através do ISCTE-IUL); oficinas de inovação e conhecimento; uma incubadora de negócios (através do Torres Inov-e); uma sala de reuniões para alugar, capacitada com videoconferência; um auditório para alugar capacitado com computador, videoprojetor, quadro cerâmico e wi-fi; um átrio (no piso 0) no qual podem ser realizados vários eventos e/ou workshops; e uma sala de convívio/polivalente, com acesso gratuito, computador e wi-fi.

O Torres Vedras LabCenter é um dos instrumentos que incorpora a estratégia de promoção do investimento e empreendedorismo do Município de Torres Vedras, levada a cabo por meio da Agência Investir Torres Vedras. Este equipamento está aberto todos os dias úteis, das 9h às 18h, e aos sábados sempre que se justificar. As empresas incubadas/instaladas neste espaço têm acesso 24 horas por dia e 7 dias por semana ao mesmo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here