publicidade

Laura Rodrigues, atual presidente da Câmara de Torres Vedras, propôs que “a Câmara Municipal determine atribuir o nome de Carlos Bernardes à Escola Básica do Turcifal para, assim, prestar a devida homenagem a um filho deste concelho e, em particular, desta freguesia”.

Durante a reunião pública do Executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras de ontem, 24 de agosto, Laura Rodrigues propôs a atribuição do nome de Carlos Bernardes à nova Escola Básica do Turcifal, proposta essa que foi aprovada por unanimidade.

“Como todos sabemos, está em fase de conclusão a construção da Escola Básica do Turcifal, que entrará em funcionamento no próximo ano letivo […] Perante esta situação, submete-se ao executivo a proposta da presidente de Câmara”, começou por ler Laura Rodrigues.

Considerando o percurso notável e reconhecido de Carlos Bernardes, na dedicação a Torres Vedras, à causa pública e à administração local. Considerando que no exercício de uma cidadania ativa foi dirigente associativo da Casa do Povo do Turcifal e do seu grupo desportivo, onde foi igualmente atleta na modalidade de futebol. Considerando que iniciou o seu percurso autárquico no Turcifal […] Considerando que foi em Torres Vedras que fez o seu maior percurso na dedicação à causa pública […] Considerando que desde 2015, ano em que assume a presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras até ao dia do seu falecimento, a 3 de maio de 2021, tudo fez em prol do seu território numa missão pública que encarava com enorme orgulho e uma grande abnegação […] Considerando que foi um dos impulsionadores da construção da Escola Básica do Turcifal que concretiza o desígnio de Torres Vedras cidade educadora, um dos pilares deste mandato, a signatária [Laura Rodrigues] propõe que a Câmara Municipal determine atribuir o nome de Carlos Bernardes à Escola Básica do Turcifal para, assim, prestar a devida homenagem a um filho deste concelho e, em particular, desta freguesia“.

A líder do Executivo de Torres Vedras explicou, ainda, que a supracitada escola passará, então, a chamar-se Escola Básica do Turcifal Carlos Bernardes.

No dia 10 de dezembro de 2019 realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção da futura Escola Básica do Turcifal. O novo equipamento escolar, com capacidade para 231 crianças, concentrará todos os alunos da Freguesia do Turcifal que frequentem o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. A construção deste novo equipamento, adjudicada à empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho, representa um investimento total de 2.305.500 euros.

Aos espaços de ensino da Escola Básica de Turcifal irão juntar-se as seguintes valências:

  • 1 Biblioteca e Centro de Recursos
  • 1 Sala de docentes
  • 1 Sala de não docentes
  • 1 Sala polivalente
  • 2 Salas de atendimento
  • 1 Sala de Música ou Tecnologias de Informação e Comunicação
  • 1 Refeitório
  • 1 Copa
  • Todas as salas de aula e atividades com área de apoio para expressão plástica e arrumos
  • Espaço de recreio coberto e descoberto

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here