publicidade

No passado dia 5 de novembro a Associação Oceanos Sem Plásticos inaugurou a exposição “Rios de Plástico”, captada pelo fotógrafo Pedro Vertulli.

As fotografias captam a poluição encontrada ao longo do Rio Sizandro, após um período de cheias que houve no inverno passado no concelho de Torres Vedras, que arrastou toneladas de lixo esquecido nos terrenos agrícolas ao longo do rio que, infelizmente, foram dar ao mar.

A Associação conseguiu “resgatar” algum do lixo antes de chegar à foz e ao oceano, “no entanto é vital relembrar a importância de reforçar a atuação das autoridades na fiscalização da limpeza terrenos e nestas alturas de chuvas extremas atuar na limpeza dos rios”, reforça a associação torriense em comunicado enviado às redações.

Esta exposição pretende igualmente sensibilizar toda a população para que respeite ainda a natureza e a manter os terrenos e as ruas limpas, “pois o mar começa em nós e na forma como decidimos atuar no nosso dia a dia”.

Pedro Vertulli, é um fotógrafo brasileiro que escolheu Torres Vedras para viver. Usa a sua sensibilidade artística para tentar impactar e chegar de forma diferente às comunidades que muitas vezes não têm conhecimento do estado em que os seus rios, praias e arribas se encontram, revelando-o através de imagens onde a poluição é o denominador comum.

“O apoio da comunidade ao receber esta exposição relembra-nos a importância do sentido de colaboração para divulgar a mensagem de sensibilização e a mudança de hábitos que muitos dos habitantes destas freguesias desejam ver na sua paisagem”.

A exposição encontra-se de momento na União de Freguesias de Dois Portos e Runa com cerca de 24 imagens no comércio tradicional; mas terá posteriormente uma componente itinerante passando por todas as freguesias do concelho de Torres Vedras em que passa o Rio Sizandro, terminando naturalmente na foz.

Esta exposição é a segunda de uma trilogia, que iniciou há seis meses com a exposição “Arribas de Plástico” e terminará em 2022 com a exposição “Praias de Plástico”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here